Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Covid-19. Situação na Misericórdia de Santar, em Nelas, agrava-se.

Covid-19. Situação na Misericórdia de Santar, em Nelas, agrava-se.

A existência de mais de 50 casos positivos de COVID-19 actualmente activos no concelho de Nelas e o agravamento da situação no Lar da SCMSantar (Santa Casa da Misericórdia de Santar) onde, dos 22 utentes, 14 deram resultado positivo ao teste, (confirmando uma situação de 6 casos anteriormente diagnosticados em utentes e 5 casos em colaboradores em testes realizados no final da semana passada), justificou a reunião de emergência da Comissão Municipal de Protecção Civil do concelho.

A Comissão Municipal de Protecção Civil, os representantes das entidades que estiveram na reunião, visitaram os trabalhos da Zona de Concentração de Apoio à População COVID-19 que está instalada na sede da Associação de Santo António – Bairro da Igreja, em Nelas, e que estão praticamente concluídos e aptos a receber cerca de 50 utentes numa situação de emergência, chegando a ser disponibilizada para esta situação.

Face à confirmação, da dimensão e gravidade dos casos relativos aos utentes, sendo que todos eles estão a ser devidamente acompanhados e se encontram bem de saúde, foi deliberado colocar imediatamente em curso, já no dia de hoje, um conjunto de acções no sentido de conter a infecção dentro das instalações da instituição, tratando os utentes, e impedindo que a doença se espalhe pelos funcionários e pela comunidade.

Assim, foi decidido, com o aval dos representantes da Saúde Pública e restantes entidades, e face ao agravamento da situação do número de utentes infectados, voltar a testar todos os funcionários da SCMSantar.

“Relativamente à situação já existente, manter nas mesmas instalações, sem utilizar a ampliação em construção, todos os utentes, separando-os internamente em alas de infectados e não infectados. Proceder à desinfecção das instalações da instituição, o que será feito por uma equipe especializada dos Bombeiros Voluntários de Nelas. Solicitar à Segurança Social o apoio da Equipa de Emergência Médica e de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa para casos COVID em Lares no Distrito de Viseu, bem como solicitar ao ACES (Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões) auxílio de enfermagem no âmbito do SNS – Serviço Nacional de Saúde”.

Para além destas medidas imediatas, refere a Câmara de Nelas, “foi ainda decidido reforçar a equipa de funcionários, bem como a equipa de enfermagem, monitorizando a partir de agora toda a situação no sentido de serem prestados os melhores cuidados a todos os utentes da instituição, preservar a saúde de todos os seus funcionários e respectivas famílias, minimizar o risco de propagação à comunidade, situação para a qual todas as instituições se comprometeram e se mobilizaram, disponibilizando-se a Câmara Municipal a prestar todo o apoio para que tal objectivo seja alcançado”.

O concelho de Nelas registou este sábado, 7 de novembro, 12 novos casos que testaram positivo à covid-19, segundo a autarquia local.

Estes novos casos, segundo a mesma fonte, encontram-se estáveis e estão em isolamento domiciliário, e acompanhados pelas autoridades de saúde.

Nelas, registou desde o início da pandemia 125 casos que testaram positivo para o novo coronavírus, 57 pessoas já recuperaram e 2 pessoas não resistiram à doença.

Neste momento, o concelho tem 66 casos ativos.

 

Pode ver também

Incêndio numa habitação em Moimenta da Beira desaloja casal

Um casal septuagenário ficou esta sexta-feira desalojado em Carapito, concelho de Moimenta da Beira, após …

Comente este artigo