Um surto de Covid-19 foi registado no final desta semana no lar 1 da Fundação Elísio Ferreira Afonso, na freguesia do Avelal, concelho de Sátão, confirmou à Alive Fm, o presidente do conselho de administração da Fundação, José Moniz.
Com uma capacidade para 41 residentes, a instituição está ainda em fase de testes. 11 utentes e duas enfermeiras já testaram positivo para o novo coronavírus confirmou à Alive Fm, José Moniz.
De acordo com o plano de contingência da instituição, todos os utentes e funcionários estão a ser testados. Os casos positivos foram isolados em alas distintas dos utentes que não foram infetados pelo novo coronavírus.
O presidente do conselho de administração da Fundação, José Moniz diz, que os utentes têm sintomas ligeiros, no entanto é apenas um que inspira mais cuidados devido a outras patologias.
A Fundação Elísio Ferreira Afonso em articulação com a Câmara de Sátão, colocaram 10 camas numa ala distinta para receber os doentes Covid.
No lar 2 também na freguesia do Avelal, onde não foi registado nenhum caso positivo, 70 utentes já foram vacinados contra ao novo coronavírus, confirmou à Alive Fm José Moniz o presidente do conselho de administração da Fundação.
A evolução da Covid-19 no lar 1 da Fundação Elísio Ferreira Afonso, na freguesia do Avelal está a ser monitorizada diariamente.
O concelho de Sátão, registava segundo o último relatório epidemiológico publicado a 12 de janeiro pela autarquia, 109 casos ativos. Desde o início da pandemia o concelho contabilizou 373 infeções da SARS-COV-2 e 261 recuperados. 3 pessoas não resistiram à infeção.
O concelho de Sátão, integra a zona de risco muito elevado, com uma incidência de contágio entre 480 e 960 casos da Covid-19, por 100 mil habitantes.
Comente este artigo