O aumento de casos da Covid-19 no concelho de Penalva do Castelo está a preocupar as autoridades de saúde local e em particular o presidente do município.
Nas últimas 72 horas foram registados 33 novos casos, durante o mês de dezembro houve 96 novas infeções, segundo o relatório da Direção Geral da Saúde.
Apesar do aumento de novos casos, a elevada taxa de vacinação dos penalvenses tem contribuído para que os sintomas da doença sejam ligeiros ou mesmo nulos, sem que se necessária a hospitalização, referiu à Alive Fm o autarca Francisco Carvalho.
O concelho de Penalva do Castelo já ultrapassou a linha vermelha de contágio da Covid-19, com uma taxa de incidência de risco máximo. Para a passagem do ano, o autarca Francisco Carvalho apela aos munícipes que cumpram com as recomendações da DGS e evitem os ajuntamentos.
Caso o número de infeções continue a aumentar, o autarca pondera encerrar a feira semanal e o mercado como medida de contenção à propagação do vírus.
No concelho de Penalva do Castelo, as duas farmácias aderiram aos testes à Covid-19 comparticipados, situação que tem contribuído para a testagem dos munícipes, medida que, segundo o autarca Francisco Carvalho para já é suficiente.
Penalva do Castelo tinha até ontem 51 casos ativos da Covid-19, desde o início da pandemia foram registadas 775 infeções, recuperaram 713 pessoas e 11 não resistiram à doença.
O último relatório da DGS apontava para uma taxa de incidência de 476 casos por 100 mil habitantes, colocando o concelho no nível máximo de risco.
Comente este artigo