Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Covid-19: Município de Tondela apoia microempresas de comércio e serviços

Covid-19: Município de Tondela apoia microempresas de comércio e serviços

O município de Tondela aprovou um pacote de medidas de apoio às microempresas de comércio e serviços do concelho, que tenham encerrado temporariamente devido à conjuntura provocada pela pandemia da covid-19.

Segundo o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, estes apoios extraordinários têm como objetivo minimizar os impactos negativos da covid-19 na atividade económica do concelho e da população.

“Acreditamos que irão contribuir para a preservação do comércio local e serviços, garantindo a manutenção destes postos de emprego, e reduzir o risco de não reabertura de alguns destes estabelecimentos”, refere o autarca, em comunicado.

José António Jesus considera que se trata de “um apoio ambicioso, mas necessário e justo, face à vulnerabilidade económica e aos encargos que essas lojas e serviços terão de cumprir”.

A autarquia explica que “poderá ser acionado apoio ao pagamento de 50% da renda mensal, com limite de 200 euros por mês, referentes aos meses de março e abril, dos estabelecimentos comerciais e de serviços, enquadrados em microempresas, que tenham estado fechados na sequência da declaração de Estado de Emergência”.

No que respeita “aos estabelecimentos que estiveram com atividade suspensa na área do comércio a retalho ou serviços que não sejam de transformação”, ou que a tenham tido reduzida, “será também atribuído o apoio de 50% de uma renda mensal”, com o mesmo limite mensal.

“Também as microempresas de comércio e serviços do concelho que tenham a decorrer um empréstimo bancário, por terem adquirido instalações próprias, poderão solicitar uma comparticipação de 50% de uma prestação mensal”, com o mesmo limite, acrescenta.

A autarquia esclarece que “esta medida não pode ser cumulativa com igual apoio obtido junto de instrumentos de outros organismos da administração central” e que este apoio “implica que o estabelecimento mantenha a sua atividade, pelo menos, até final do presente ano civil”.

“As microempresas de comércio e serviços do concelho que encerraram temporariamente terão igualmente ajudas na tarifa da água e saneamento e resíduos sólidos urbanos”, acrescenta.

 

Pode ver também

Patrícia Portela, diretora do Teatro Viriato, publica “Hífen”, um livro sobre ligações entre as pessoas

“Hífen”, livro sobre ligações entre as pessoas, que aborda temas como a maternidade, a imigração …

Comente este artigo