Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Covid-19. Moimenta da Beira saiu da lista vermelha, mas autarca apela ao cumprimento das regras

Covid-19. Moimenta da Beira saiu da lista vermelha, mas autarca apela ao cumprimento das regras

Foram nove dias que o concelho de Moimenta da Beira estive na lista de municípios com regras mais apertadas para enfrentar o avanço da pandemia de covid-19 em Portugal.

Moimenta da Beira, saiu da “lista vermelha” deixando de ser necessário cumprir as regras apertadas — onde se inclui o recolher obrigatório, o dever de ficar em teletrabalho sempre que possível e horários mais apertados para o comércio.

O autarca de Moimenta da Beira, já tinha contestado a inclusão do concelho na lista de risco elevado por acreditar que o concelho não preenchia todos os requisitos para que tal acontecer, referiu à Alive Fm, José Eduardo Ferreira.

Para José Eduardo Ferreira, a notícia da saída da lista dos concelhos de elevado risco de contágio da Covid-19, é sinónimo de “satisfação”, mas o autarca admite que não deixa de estar preocupado, com os casos ativos, e apela ao cumprimento das regas da Direção Geral da Saúde, para impedir o crescimento da covid-19.

Apesar de o número de casos da doença estar abaixo dos 240 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias (um dos critérios para a entrada de concelhos na “lista vermelha”), o autarca afirma que Moimenta da Beira tem assistido a um aumento muito significativo de infeções, algo que “não deixa ninguém despreocupado”.

O concelho, registou até ontem 89 casos que contraíram a Covid-19 — cerca de 30 estão ligados a um surto no Lar em Alvite.

Sobre a falta de informações oficiais do número de casos ativos e de casos recuperados, o autarca José Eduardo Ferreira, diz que tem sido uma das preocupações das últimas semanas. “No Agrupamento de Centros de Saúde a que pertencemos não está disponível essa informação, nem para mim nem para ninguém. E, tratando-se de uma informação clínica, ou é a autoridade de saúde a fornecê-la ou ela não existe”, diz o autarca de Moimenta da Beira, referindo-se ao número de casos ativos e de casos recuperados.

 

Pode ver também

Três estreias e dois adiamentos no Teatro Viriato devido à covid-19

Três espetáculos estreiam-se no Teatro Viriato, de Viseu, até ao final de março, apesar das …

Comente este artigo