A Câmara de Viseu abriu esta segunda-feira, 4 de maio ao público os serviços municipais com atendimento presencial por marcação, sendo obrigatório o uso de máscara, a desinfeção das mãos e o controlo de temperatura.
Atendendo à alteração do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade, a autarquia adaptou algumas medidas tomadas à nova fase de combate à pandemia de covid-19.
Num despacho, é anunciada a reabertura dos serviços municipais, com prioridade para “todas as solicitações efetuadas por ‘e-mail’ ou via eletrónica”.
“Para além da abertura pública, limitada, o contacto com as populações será garantido, designadamente no atendimento geral do município por telefone ou por ‘e-mail’”, acrescenta.
No entender da autarquia, “revela-se imprescindível a manutenção das principais medidas” que tinham sido adotadas, mas impõe-se também “uma reabertura progressiva das atividades económicas e sociais”.
Nesse âmbito, serão mantidos os planos municipais de Emergência de Proteção Civil e de contingência, a declaração de situação de alerta na totalidade do território do concelho e o funcionamento da linha municipal de emergência social Viseu Ajuda.
O município vai “acompanhar a decisão do Governo relativa ao funcionamento das atividades económicas” e também a que diz respeito “às normas e prazos para o reagendamento e reprogramação de espetáculos e eventos culturais”.
A biblioteca e os museus municipais reabrirão no dia 18, “sendo adotado e publicitado até lá um plano de procedimentos de receção e frequência de público”. Na biblioteca, será mantido o serviço “take away”, pelo menos, até 30 de junho.
O Centro de Artes e do Espetáculo de Viseu será autorizado “a proceder à reabertura do Viriato Teatro Municipal e à retoma da sua programação, a partir de 01 de junho, segundo um plano de procedimentos de gestão de sala (lotação), distância social e higienização que salvaguarde a proteção de público e profissionais”.
O despacho refere ainda que se vão manter encerrados os equipamentos desportivos e infraestruturas como os parques infantis, os parques Gerações Ativas e as instalações desportivas de gestão municipal.
A ecopista reabrirá a 09 de maio e serão potenciados os percursos de natureza da Rede Municipal de Percursos Pedestres, a partir do dia 16.
“Os equipamentos de gestão municipal que permitam a prática de desportos individuais ao ar livre, nomeadamente os campos de ténis e outros a analisar, serão reabertos a partir do dia 18”, acrescenta.
A autarquia decidiu também manter o estacionamento gratuito até final do mês.
Os cemitérios também reabrem hoje, com uma limitação de uma pessoa por 20 metros quadrados, salvaguardando as distâncias de segurança, enquanto a feira semanal terá uma abertura faseada que começa, no dia 12, exclusivamente com a área de venda de plantações e árvores.
As medidas serão reavaliadas até ao fim do mês.
Entretanto, a autarquia lançou uma conta solidária (PT50 0036 0034 99100525400 54) para aquisição de equipamentos de proteção individual destinados a Instituições Particulares de Solidariedade Social e lares.
Comente este artigo