Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Covid-19: Câmara de Viseu prepara segunda estrutura de apoio ao hospital

Covid-19: Câmara de Viseu prepara segunda estrutura de apoio ao hospital

A cidade de Viseu terá uma segunda estrutura de apoio ao hospital, que funcionará no pavilhão multiusos, para dar resposta a situações relacionadas com a covid-19, anunciou o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

“Estamos a definir com o hospital e com a Segurança Social o número de camas, que pretendemos que sejam todas articuladas e que iremos colocar no pavilhão multiusos para estarmos precavidos para algum surto que surja nalgum lar ou para a eventualidade de termos de intervir numa lógica sanitária”, explicou aos jornalistas.

Segundo Almeida Henriques, a montagem da segunda unidade de apoio está hoje a ser iniciada e deverá ficar concluída até ao final da próxima semana.

“Da mesma maneira que montámos o hospital de campanha [no pavilhão do Fontelo], temos também prevista no plano de emergência a criação de uma segunda unidade”, por prevenção, justificou.

Almeida Henriques contou que o pavilhão multiusos tem estado ocupado com uma sala de audiências para um julgamento que esteve a decorrer.

“Já está a ser desmontada a sala de audiências e vamos transferi-la para outro local, porque o tribunal continuará a precisar de ter uma sala ampla”, afirmou.

O autarca lembrou que a semana de 13 a 19 de janeiro foi “a pior de sempre”, com 1.004 novos casos no concelho, e que a situação que se vive neste momento “é de catástrofe do ponto de vista dos serviços hospitalares”.

Na segunda-feira, no Fontelo, foi ativado a Estrutura de Apoio de Retaguarda e o Hospital de Campanha, que têm 64 camas.

A Estrutura de Apoio de Retaguarda destina-se a doentes infetados com o vírus SARS-CoV-2 sem necessidade de internamento hospitalar e utentes de estruturas residenciais de idosos que não possam cumprir isolamento nestas instalações.

Este espaço é gerido pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), pelo Instituto de Segurança Social, pela Administração Regional de Saúde do Centro e pela Proteção Civil Distrital de Viseu.

O Hospital de Campanha tem condições para receber doentes infetados com Sars-CoV-2 que necessitem de internamento hospitalar, estando a gestão clínica e o tratamento dos doentes sob a responsabilidade das equipas médicas, de enfermagem, técnicas e auxiliares do CHTV.

 

Pode ver também

Viseu Dão Lafões investe 78 mil euros em campanhas para atrair mais turistas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões lançou a campanha “O verão começa aqui”, um …

Comente este artigo