Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Concelho de Viseu vai ter centro de recolha para animais errantes

Concelho de Viseu vai ter centro de recolha para animais errantes

O concelho de Viseu vai dispor de um centro de recolha oficial (CRO) que dará resposta ao elevado número de animais errantes que existem no concelho.

Segundo a autarca Conceição Azevedo, o CRO, que representa um investimento superior a 350 mil euros (com uma comparticipação de 50 mil euros do Orçamento de Estado) e que projeto já está aprovado pelo executivo, será construído em Rio de Loba, junto ao recinto da Feira do Gado.

O projeto prevê um pavilhão de serviços com enfermaria, sala de esterilização, sala de recobro, sala de limpeza e lavagem de animais, sala de lavagem de material, gabinete médico-veterinário, sala de arrumo de equipamento para captura de animais e sala de pessoal e vestiário, realçou a autarca Conceição Azevedo.

Haverá também um pavilhão para alojar animais, com boxes para 60 a 70 canídeos e felídeos, uma boxe para outras espécies, três celas para animais perigosos, duas celas de quarentena e uma cela de maternidade.

A autarquia tem, há vários anos, em vigor um protocolo com a associação Cantinho Animais Abandonados de Viseu que prevê a recolha de animais errantes, que rondam os 800 por ano.

O vereador das Freguesias e Desenvolvimento Rural, Equipamento Rural e Urbano, João Paulo Gouveia, frisou que, com este projeto, o município dá “mais um grande passo” e fecha “um ciclo na visão que tem para os animais”, sejam errantes, sejam de companhia.

Segundo João Paulo Gouveia, com o CRO será reforçado o apoio que, nos últimos anos, a autarquia tem destinado à causa animal, estimado em cerca de 100 mil euros.

No âmbito do protocolo com o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, além do acolhimento dos animais errantes e abandonados, é assegurada a sua esterilização.

O município tem também protocolos com a Associação Hípica e Psicomotora de Viseu, que garante um local com condições para acolher equinos maltratados, e com a associação Resgate Animal de Viseu, com o objetivo de promover a adoção responsável de cães e gatos. Todos estes protocolos vão manter-se.

 

Pode ver também

Autárquicas 2021: Vila Nova de Paiva – Paulo Marques – Apresentação Oficial da Candidatura

Na tarde deste sábado, 18 de setembro, junto à sede de campanha e com vista …