Home / Notícias / Concelho de Tondela com quatro caminhadas com recolha de lixo

Concelho de Tondela com quatro caminhadas com recolha de lixo

Tondela é um dos concelhos do distrito com mais iniciativas integradas na ter-ceira edição do Plogging Challenge Portugal, que arrancou a 15 de abril e ter-mina já este domingo, dia 23 de abril.

No município aderiram ao desafio, que consiste em caminhar e apanhar lixo ao mesmo tempo, a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Parada de Gonta, o Centro Social Cultural Desportivo e Recreativo do Carvalhal e as jun-tas de freguesia do Guardão e de Tonda.

No caso de Parada de Gonta, a caminhada decorreu no último domingo (16 de abril), juntando 80 participantes, entre os quais o vice-presidente da Câmara Municipal, João Carlos Figueiredo.

Já em Tondela, Tonda e Guardão é no próximo domingo (23 de abril) que se realiza o evento que junta exercício físico, convívio entre os participantes e sensibilização ambiental.

Em Tondela, o plogging tem ponto de encontro marcado para as 09h15, na Rua Dr. Flausino Torres. O percurso a percorrer inclui as Avenidas Novas da Circular Poente e as ruas do Carvalhal de Tondela.

Em Tonda, a iniciativa começa às 10h00, com uma concentração dos partici-pantes na sede da Junta. A autarquia quer passar por todas as povoações da freguesia. Depois da iniciativa vai realizar-se um almoço convívio para os parti-cipantes. As inscrições terminam esta sexta-feira (21 de abril).

Já no Guardão, há dois percursos disponíveis para caminhar e apanhar lixo. Os participantes são desafiados a percorrer um trilho urbano ou a Rota Ribei-ras do Guardão. O ponto de partida está marcado para as 09h15 na Escola Básica do Caramulo.

O plogging é uma tendência fitness que está bastante disseminada em vários países do mundo, tendo chegado recentemente a Tondela.

Esta atividade física amiga do ambiente consiste em praticar desporto, neste caso correndo ou caminhando, apanhando, ao mesmo tempo, o lixo que se vai encontrando pelo caminho. Ao pararem e baixarem-se para recolher os resíduos, os participantes fazem um movimento de flexão de pernas, que reforça a atividade física que está a ser feita.

 

Pode ver também

Em Penalva do Castelo bebé faleceu em creche da Santa Casa da Misericórdia 

Esta segunda-feira, 15 de abril, uma menina de três meses faleceu em Penalva do Castelo, …

Comente este artigo