Home / Notícias / Cinfães é o primeiro concelho a apresentar carta de desporto de natureza e animação

Cinfães é o primeiro concelho a apresentar carta de desporto de natureza e animação

O Município de Cinfães apresentou a Carta de Desporto de Natureza e Animação Turística de Cinfães. O documento pretende identificar e regular a prática de atividades desportivas e diminuir a pressão sobre áreas mais sensíveis, promovendo uma prática desportiva mais segura e sustentável.

Cinfães é o primeiro Município a disponibilizar este documento estratégico, elaborado no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários na área do património natural, tendo em vista a compatibilização da sustentabilidade dos recursos naturais com a crescente atividade turística e desportiva do território. Com dois sítios de interesse comunitário (Paiva e Montemuro), o Concelho tem cerca de 60% do seu território em rede Natura, o que poderia constituir um obstáculo, mas pelo contrário está a ser transformado num elevado potencial, tendo em conta o investimento realizado e a realizar pelo Município nas infraestruturas de apoio às mais diversas atividades promovidas.

Nesse sentido, tornou-se fundamental identificar e caracterizar as atividades desportivas implementadas (ou futuramente a implementar), bem como elaborar um regulamento relativo à prática de cada atividade desportiva implementada (ou futuramente a implementar) na área afeta ao Município.

Este documento estratégico pretende ser uma base de trabalho em contínua atualização, onde a ordenação, regulamentação e acompanhamento das atividades desportivas na Natureza procura colaborar com a tomada de decisões tendo em conta a compatibilização das atividades e da sustentabilidade.

Esta estratégia tem que ter nos cidadãos, nas associações e nas entidades promotoras importantes parceiros na sua divulgação e melhoria, com o objetivo de manter a fantástica biodiversidade, os inúmeros habitats, as paisagens, a botânica e a zoologia do Concelho.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo