Home / Notícias / CIMDouro reuniu em Sernancelhe: Fundos Comunitários a preocupação para o futuro do Douro

CIMDouro reuniu em Sernancelhe: Fundos Comunitários a preocupação para o futuro do Douro

O Centro Municipal de Artes de Sernancelhe recebeu hoje, 26 de julho, a reunião n° 160 do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Douro.

No âmbito do processo de concertação entre a Autoridade de Gestão do PO NORTE e as Entidades Intermunicipais da Região Norte, com vista à contratualização dos fundos de apoio do próximo quadro comunitário 2030, foi apresentada uma proposta de distribuição das verbas para os municípios que teve por base critérios como o território, a população e, muito importante, o princípio de coesão e solidariedade que define o Douro.

Já no âmbito do concurso para a apresentação de candidaturas para a instalação de centros de competências em Cibersegurança, as Instituições de Ensino Superior da Região NUT II Norte estão a dinamizar esforços para a criação de um consórcio único, que reúna como beneficiários do consórcio as entidades representativas da Administração Pública Regional, através das Comunidades Intermunicipais e as entidades do Ensino Superior Públicas. O consócio conta já com o acordo dos reitores das 3 Universidade Públicas e os Presidentes dos 4 Institutos Politécnicos Públicos da Região NUT II Norte, existindo um princípio de compromisso de integração no referido consórcio conseguido na reunião a 21 de julho.

Em análise estiveram ainda outros assuntos de grande importância para a região como a monitorização do programa Norte 2020, o Quadro Final da DGESTE, referente à Rede Escolar 2023/2024, e ainda o balanço do Douro Cidade Europeia do Vinho.

 

Pode ver também

Padre Justino Lopes apresenta obra sobre São Francisco em Vila Nova de Paiva

No próximo domingo, em Vila Nova de Paiva, é apresentado o livro “São Francisco e …

Comente este artigo