Home / Notícias / CIM Viseu Dão Lafões vai implementar Mobilidade à escala regional
Foto Transportes em Revista

CIM Viseu Dão Lafões vai implementar Mobilidade à escala regional

A futura Plataforma de Gestão da Mobilidade da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões – Smart Mobility é o novo projeto que o NOVA Cidade está a ajudar a implementar, em conjunto com diversos agentes locais e regionais.

Esta plataforma tem como objetivo assegurar a monitorização e o apoio à gestão da mobilidade numa vasta região que junta 14 municípios: Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Ao contrário do que acontece com projetos em grandes cidades, como Lisboa ou Porto, este assume uma escala muito própria. “Aqui, trata-se de uma mobilidade completamente diferente da urbana, mais regional, onde a procura é mais reduzida e heterogénea, mas o espaço é maior, o que exige provavelmente uma maior necessidade de otimizar o modo como os meios (autocarros, por exemplo) são oferecidos”, diz o investigador Nuno Alpalhão.

Para já, o projeto está ainda numa fase de recolha de informação junto dos diversos interlocutores e desta irá surgir uma plataforma que assegure a monitorização e gestão inteligente da mobilidade, articulando territórios urbanos e territórios de baixa densidade populacional.

Gerir o trânsito em tempo real, facilitar soluções multimodais e tarifas integradas, promover a mobilidade suave, apoiar o estacionamento inteligente e facultar um assistente pessoal de viagens poderão ser algumas das funcionalidades da plataforma Smart Mobility.

 

Pode ver também

A. F. Viseu: Meias Finais da Taça Sócios de Mérito 2023/2024

Este fim de semana jogam-se as partidas das Meias Finais da Taça Sócios de Mérito …

Comente este artigo