Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / CIM Viseu Dão Lafões elege por unanimidade Fernando Ruas presidente
Fernando Ruas presidente da CM de Viseu

CIM Viseu Dão Lafões elege por unanimidade Fernando Ruas presidente

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões elegeu hoje por unanimidade Fernando Ruas como presidente, que assumiu continuar a dar voz às reivindicações dos autarcas da região, cujo “principal flagelo” é a desertificação.

Fernando Ruas disse que tem várias reivindicações em cima da mesa, como equipamentos de caráter supramunicipal que estão a decorrer e alguns estão prometidos, mas para já diz que, “não quer dar um passo maior que a perna”.

Aos jornalistas, no final da eleição para presidente da CIM Viseu Dão Lafões, o também presidente da Câmara de Viseu defendeu que, “para quem começa estas funções, tem de se inteirar bem dos problemas da comunidade” primeiro, embora reconheça os problemas gerais.

Fernando Ruas considerou que é preciso “colocar o território no mapa do país” e para isso a CIM “não tem muito mais alimentação financeira” do que a que chega dos fundos comunitários, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dos orçamentos de Estado.

Fernando Ruas pretende reivindicar junto do Governo, com o objetivo de dotar toda a região da CIM Viseu Dão Lafões, com as estruturas necessárias para inverter e estancar, a desertificação que é um dos maiores flagelos.

Fernando Ruas disse ainda que, não pretende “ter uma postura diferente” perante o Governo e o seu trabalho passará por dar “sempre o sentimento” que os colegas transmitirem, mas, lembrou, “a postura reivindicativa é uma das exigências de quem é autarca”.

Fernando Ruas (PSD) conta com dois vice-presidentes no conselho intermunicipal: os presidentes das câmaras de São Pedro do Sul, Vitor Figueiredo (PS), e de Castro Daire, Paulo Almeida (PSD), que mantém o cargo, assim como o secretário executivo, Nuno Martinho.

Na reunião de hoje marcaram presença 13 autarcas, sendo que o de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, participou por via digital e, apesar de “ter manifestado o apoio” a Fernando Ruas para presidente, não participou na eleição, uma vez que o voto é secreto.

Integram a CIM Viseu Dão Lafões os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

 

Pode ver também

Nelas: Musical que reúne personagens dos irmãos Grimm estreia-se em dezembro

O musical ‘Into the Woods’ junta em palco 17 atores num espetáculo que conta com …

Comente este artigo