Home / Notícias / CIM Viseu Dão Lafões é uma das CIM’s piloto no âmbito do programa “PISA for schools”

CIM Viseu Dão Lafões é uma das CIM’s piloto no âmbito do programa “PISA for schools”

Mais de 75% das Escolas e Agrupamentos que integram o território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vão participar no Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA), no âmbito de um projeto piloto desenvolvido pela OCDE, sendo que o mesmo será apresentado no dia 5 de dezembro, no Instituto Politécnico de Lisboa.

Este programa tem como objetivo avaliar a forma como os alunos de 15 anos aplicam as competências que têm a Matemática, Leitura e Ciências, perante problemas que lhes são colocados em contexto real, pelo que não é objetivo do mesmo avaliar o currículo escolar ou os conhecimentos adquiridos, mas sim analisar como, no final da escolaridade básica, os alunos são capazes de raciocinar e usar os conceitos aprendidos, bem como as ferramentas adquiridas, para explicar e prever fenómenos.

O projeto “PISA para as Escolas” visa, na sua essência, devolver às escolas todo o potencial da informação associada ao projeto, capacitando-as de forma a que estas possam desenvolver estratégias que levem à melhoria dos resultados de aprendizagem dos seus alunos.

O projeto “PISA para Escolas” tem, ainda, como objetivo operacional, analisar o desempenho dos alunos das escolas no território de uma Comunidade Intermunicipal, nas referidas áreas de aprendizagem, cruzar esse desempenho com o contexto sócio económico dos alunos e das suas atitudes perante a aprendizagem, para o posterior desenvolvimento de atividades de aprendizagem colaborativa e consequente capacitação para a melhoria contínua dos resultados de aprendizagem dos alunos dos respetivos municípios.

Segundo Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “este é mais uma ação desenvolvido no âmbito do projeto do sucesso educativo nas escolas da região e congratula-se, com o facto, de a CIM Viseu Dão Lafões e a região ter sido escolhida, pela OCDE, como uma das CIM a integrar este projeto piloto em território nacional”.

Refere, ainda, o Secretário Executivo “que através deste benchmarking nacional e internacional pretende-se capacitar a região Viseu Dão Lafões, municípios e escolas, para uma participação ativa no desenvolvimento das competências da população escolar”.

 

Pode ver também

VMER da ULSVDL assegura uma resposta contínua em 2025 com mais de 1400 acionamentos até agosto

Durante o ano 2025, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade Local …

Comente este artigo