Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / CIM conclui ações práticas de capacitação de Técnicos de Fogo Controlado

CIM conclui ações práticas de capacitação de Técnicos de Fogo Controlado

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, através da sua Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire Project, deu por concluídas as sessões práticas de capacitação de 25 Técnicos de Fogo Controlado.

Estas sessões práticas, que tiveram início no passado dia 17 de novembro, visaram dotar os agentes de proteção civil do território de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactes da queima. 

Estas ações de capacitação foram dirigidas aos técnicos da CIM, aos técnicos dos municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal e a elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.

Recorde-se que o Fogo controlado é uma importante ferramenta da Silvicultura Preventiva, que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos. Esta ferramenta permite, em comparação com as outras técnicas de gestão da vegetação, alcançar diversos objetivos: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos. Surge com relevante importância para a prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente por estes com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos.

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “Ao longo dos anos, a CIM tem assumido a proteção civil intermunicipal, com particular enfoque na defesa da floresta e prevenção combate aos incêndios rurais, como um dos principais pilares da sua atuação“. 

“Com esta capacitação, estamos a dotar todo o território de Viseu Dão Lafões de um “Know-how” muito valioso para a defesa da nossa floresta e das nossas populações. Esta iniciativa, aliada a outras iniciativas e vetores, também trabalhados no contexto da CIM, levará a uma valorização da nossa fileira florestal e, em consequência, ao reforço da coesão e resiliência do nosso território”, concluiu o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

 

Pode ver também

Autarquia de Santa Comba Dão atribui mais de 120 mil euros a associações

A Câmara de Santa Comba Dão vai apoiar este ano vinte associações com expressão concelhia …

Comente este artigo