A ideia de geminação entre as duas cidades surgiu de uma iniciativa dos Clubes de 2CV das duas cidades – o “Club 2CV de Mangualde” e o “Club des Amis de La 2CV” -, que se dirigiram às respetivas autarquias para proporem a ideia, desde logo aceite.
DUAS CIDADES LIGADAS PELO 2CV
Lempdes é considerada a “cidade berço” do 2CV. Era em Lempdes que o criador do carro residia, sendo que a sua casa abriga agora os Paços do Concelho.
Pierre Boulanger, engenheiro de formação, tinha assumido a direção da Citroën a pedido da Michelin, proprietária da marca.
O seu projeto sempre fora de conceber um carro que fosse barato e económico para que um maior número de franceses pudesse aceder ao prazer de se deslocarem em automóvel.
A segunda guerra mundial veio interromper este projeto, que só se concretizaria em 1948 com a apresentação do 2CV no Salão Automóvel de Paris, em outubro desse ano.
Pierre Boulanger faleceu, ironia do destino, num acidente de carro, em 1950, sendo sepultado em Lempdes.
Mangualde, por sua parte, ficou associada à Citroën e ao 2CV em particular pelo facto de ter sido produzido o último exemplar desse modelo na Citroën Lusitânia, a 27 de julho de 1990.
A realização da Rotunda 2CV à entrada de Mangualde e a colocação de um pequeno monumento junto da fábrica lembrando este facto faz com que inúmeros bicavalistas passem em Mangualde para recordar este facto.
Comente este artigo