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Centro Hospitalar Tondela-Viseu recebe 900.000 euros para digitalizar serviços

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) anunciou que foi aprovada uma candidatura para modernizar e digitalizar os seus serviços, no valor de mais de 900.000 euros.

“O CHTV viu aprovada uma nova candidatura do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) – o projeto DIR@CHTV- Desmaterializar, Integrar e Robotizar – que é determinante para o seu esforço de modernização do atendimento e transformação digital”, anuncia aquela unidade, num comunicado de imprensa.

Segundo o documento, “trata-se de um financiamento, através de fundos comunitários, que comparticipa um investimento elegível de 993.134,14 euros”, sendo este “o quarto projeto do SAMA aprovado, desde 2018, perfazendo, assim, um total de três milhões de euros de investimento cofinanciado até ao final de 2022”.

“Estes projetos traduzem-se na melhoria da qualidade, segurança e eficiência dos nossos serviços, com forte impacto a nível das condições dadas aos profissionais e na satisfação dos utentes / doentes e acompanhantes”, considera Nuno Duarte.

O presidente do conselho de administração do CHTV conta que “os quatro projetos têm em comum medidas de simplificação e de desmaterialização e viabilizam a eliminação do papel em diversos circuitos administrativos e clínicos”.

No seu entender, “são expectáveis múltiplos ganhos de eficiência e a nível da comunicação, por exemplo, com a reorganização do agendamento de consultas e de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) e do atendimento nesses serviços de ambulatório”.

“Poderemos minimizar as deslocações dos utentes e acompanhantes no hospital e o seu tempo de permanência nas nossas instalações, em consequência, entre outros fatores, da criação de um Balcão Único de Atendimento, bem como da disponibilização de quiosques eletrónicos e de sistemas eletrónicos de chamada”, exemplificou.

Um dos projetos em fase de execução, “Utente 4.0- Transformação Digital dos processos de interação com o Utente”, destacou Nuno Duarte, “integra investimentos associados à comunicação dos profissionais com os utentes/ doentes que se tornaram imperativos no contexto epidemiológico atual”.

“Com efeito, a implementação de um ‘contact center’ e de um Portal do Utente, com aplicação para telemóvel, vêm reforçar o objetivo institucional de aproximar o CHTV do cidadão”, defendeu o responsável.

 

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