Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Censos2021: Lugar de Coura em Armamar perdeu serviços e ganhou habitantes

Censos2021: Lugar de Coura em Armamar perdeu serviços e ganhou habitantes

Coura era a freguesia mais pequena do concelho de Armamar, em 2013 perdeu o estatuto e ficou unida à sede de concelho. Com o tempo, perdeu serviços, mas, nos últimos anos, tem conquistado novos habitantes.

Manuel Oliveira, 88 anos, é hoje o homem mais velho de Coura, freguesia e concelho de Armamar, a norte do distrito de Viseu, na região Douro Sul. Manuel Oliveira era o dono da única taberna de Coura e, há 10 anos, já não havia ninguém” na terra, realça o idoso.

Hoje não convive, nem tem a perceção das alterações que Coura sofreu e desconhece que o único sítio onde a comunidade agora se junta é na associação que, entretanto, foi criada e que abre portas durante a tarde e, ao fim de semana, o dia todo.

Os Censos de 2011 apontavam que esta freguesia, a cerca de cinco quilómetros da sede de concelho, tinha perdido 22 dos 65 habitantes que tinha em 2001. Em 2021, não é freguesia, é lugar, mas o presidente da Junta de Armamar, onde pertence, disse que “deve estar mais ou menos na mesma, porque há novos moradores, mas também morreram algumas pessoas”.

 

Pode ver também

GNR de Castro Daire deteve idosos por caça furtiva ao javali

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Viseu, deteve …

Comente este artigo