Coura era a freguesia mais pequena do concelho de Armamar, em 2013 perdeu o estatuto e ficou unida à sede de concelho. Com o tempo, perdeu serviços, mas, nos últimos anos, tem conquistado novos habitantes.
Manuel Oliveira, 88 anos, é hoje o homem mais velho de Coura, freguesia e concelho de Armamar, a norte do distrito de Viseu, na região Douro Sul. Manuel Oliveira era o dono da única taberna de Coura e, há 10 anos, já não havia ninguém” na terra, realça o idoso.
Hoje não convive, nem tem a perceção das alterações que Coura sofreu e desconhece que o único sítio onde a comunidade agora se junta é na associação que, entretanto, foi criada e que abre portas durante a tarde e, ao fim de semana, o dia todo.
Os Censos de 2011 apontavam que esta freguesia, a cerca de cinco quilómetros da sede de concelho, tinha perdido 22 dos 65 habitantes que tinha em 2001. Em 2021, não é freguesia, é lugar, mas o presidente da Junta de Armamar, onde pertence, disse que “deve estar mais ou menos na mesma, porque há novos moradores, mas também morreram algumas pessoas”.
Comente este artigo