Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Carregal do Sal: Trabalhos arqueológicos puseram a descoberto mais vestígios da pré-história

Carregal do Sal: Trabalhos arqueológicos puseram a descoberto mais vestígios da pré-história

No âmbito do Projeto NeoMega2 – Antigas Sociedades Camponesas e Megalitismo na Plataforma do Mondego, decorreu entre os dias 25 de julho e 9 de agosto, o 7º Campo Arqueológico do Concelho de Carregal do Sal.

Os trabalhos desenvolveram-se na localidade de Fiais da Telha, freguesia de Oliveira do Conde, com a continuação dos trabalhos de escavação e investigação no Dólmen de Troviscos I, onde foi possível circunscrever a configuração original do corredor megalítico e as alterações posteriores.

Foram ainda determinados os limites do átrio/empedrado frontal, com deposições do Neolítico final regional (c. 3700 – 3100 a.C.), bem como a extensão das redefinições ocorridas em momentos posteriores, que se enquadram no Bronze antigo regional (c. 2200 a 1750 a.C.), realça o município.

Durante a intervenção foram recolhidas diversas amostras de terras, cerâmicas e carvões para futura análise e datação cronológica, na Universidade de Bournemouth em Inglaterra.

O 7º Campo Arqueológico realizou-se com o apoio do Município de Carregal do Sal, a colaboração do Museu Municipal e a parceria do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do IMSET – Institute for the Modelling of Socio-Environmental Transitions – Department of Archaeology & Anthropology, Bournemouth University.

Os trabalhos de escavação arqueológica foram orientados por José Manuel Quintã Ventura que orientou a equipa constituída por voluntários do mestrado de Antropologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, um doutorando em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e dois participantes do curso de Arqueologia da Universidade de Sevilha.

Atingiu-se, desta forma, mais um passo decisivo e significativo para a compreensão da identidade deste monumento de cariz funerário, pertencente à época pré-histórica, dá conta a autarquia de Carregal do Sal.

 

Pode ver também

GNR deteve mulher pelo tráfico de estupefacientes em Sernancelhe

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Moimenta da Beira, deteve uma mulher de 32 …

Comente este artigo