Home / Notícias / Carregal do Sal: Trabalhos arqueológicos puseram a descoberto mais vestígios da pré-história

Carregal do Sal: Trabalhos arqueológicos puseram a descoberto mais vestígios da pré-história

No âmbito do Projeto NeoMega2 – Antigas Sociedades Camponesas e Megalitismo na Plataforma do Mondego, decorreu entre os dias 25 de julho e 9 de agosto, o 7º Campo Arqueológico do Concelho de Carregal do Sal.

Os trabalhos desenvolveram-se na localidade de Fiais da Telha, freguesia de Oliveira do Conde, com a continuação dos trabalhos de escavação e investigação no Dólmen de Troviscos I, onde foi possível circunscrever a configuração original do corredor megalítico e as alterações posteriores.

Foram ainda determinados os limites do átrio/empedrado frontal, com deposições do Neolítico final regional (c. 3700 – 3100 a.C.), bem como a extensão das redefinições ocorridas em momentos posteriores, que se enquadram no Bronze antigo regional (c. 2200 a 1750 a.C.), realça o município.

Durante a intervenção foram recolhidas diversas amostras de terras, cerâmicas e carvões para futura análise e datação cronológica, na Universidade de Bournemouth em Inglaterra.

O 7º Campo Arqueológico realizou-se com o apoio do Município de Carregal do Sal, a colaboração do Museu Municipal e a parceria do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do IMSET – Institute for the Modelling of Socio-Environmental Transitions – Department of Archaeology & Anthropology, Bournemouth University.

Os trabalhos de escavação arqueológica foram orientados por José Manuel Quintã Ventura que orientou a equipa constituída por voluntários do mestrado de Antropologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, um doutorando em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e dois participantes do curso de Arqueologia da Universidade de Sevilha.

Atingiu-se, desta forma, mais um passo decisivo e significativo para a compreensão da identidade deste monumento de cariz funerário, pertencente à época pré-histórica, dá conta a autarquia de Carregal do Sal.

 

Pode ver também

Estradas Reabertas na Serra do Montemuro

As estradas da Serra do Montemuro, no distrito de Viseu, que ficaram cortadas na tarde de terça-feira …

Comente este artigo