Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Carregal do Sal inaugura centro de recolha animal e infraestruturas desportivas

Carregal do Sal inaugura centro de recolha animal e infraestruturas desportivas

O município de Carregal do Sal inaugura este sábado o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) e estruturas de apoio ao desporto, num investimento total superior a 700.000 euros, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

“É a concretização de dois objetivos e estamos felizes por isso. Pelos animais que vemos com satisfação que têm tido muita gente interessada na sua adoção, o que é sinal de que estamos a conseguir, não só tratá-los como também a torná-los aprazíveis para adoção”, destacou Paulo Catalino Ferraz.

O presidente da Câmara de Carregal do Sal disse que o CROA envolveu “um investimento de 275 mil euros, sendo que 50 mil foram de investimento público” e foi feito no seguimento de “uma série de medidas” desta natureza.

“Por exemplo, como o acesso dos animais ao Parque Alzira Cláudio, porque estavam impedidos de lá entrar, e a experiência já nos mostrou que as pessoas são muito cumpridoras e tem corrido muito bem, apesar dos medos iniciais”, reconheceu.

Com a construção do CROA, o edil considerou que “é a dignidade do animal” que está em causa, assim como “uma maior possibilidade de ele ser adotado” pelas pessoas, o que deixa o executivo municipal “muito satisfeito”.

O CROA, que vai ser inaugurado este sábado, tem capacidade para 50 caninos e 12 felinos, mas, atualmente “está já habitado por cinco felinos e 41 caninos” e é o primeiro canil municipal deste concelho do distrito de Viseu.

“Este tipo de instalações podia até ter um âmbito mais regional, teria muito mais sentido juntarmo-nos com dois ou três concelhos” e dispor de “um canil que pudesse ter até mais respostas”, indicou.

Neste sentido, o autarca defendeu que, “no futuro, estruturas deste género sejam pensadas supramunicipalmente” e, a título de exemplo, aponto o canil, que, “em vez de todos terem um médico e enfermeiro veterinário, uma só estrutura para todos teria mais recursos disponíveis”.

A outra obra a ser inaugurada no sábado, também com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, “é a bancada Vítor Abrantes, antigo atleta e dirigente do Clube de Futebol de Carregal do Sal”.

“A bancada tem também uns balneários que eram necessários para o nosso concelho. Penso que foi a última bancada a ser feita no distrito, porque acho que era o único concelho que não tinha uma bancada para se assistir aos jogos”, disse.

Paulo Catalino Ferraz admitiu que a estrutura “era uma vontade com quase 60 anos e que agora se materializa” uma vez que “há 60 anos que se solicitava a realização destra bancada e finalmente concretiza-se nesta parceria conjunta com o clube, o município e o Estado”.

A obra implicou um investimento de “cerca de 505 mil euros, sendo que, desses, o Estado comparticipou em 150 mil, o clube em 75 mil euros e o restante foi investimento municipal”, especificou o autarca.

“Para nós é uma grande satisfação ter esta inauguração. Estamos a servir cerca de 190 jovens, o que é extremamente importante para um concelho como o nosso, e tendo estes jovens a praticar desporto não os temos à frente de um computador”, considerou.

O edil, médico de formação, sublinhou ainda a “importância desta prática saudável e também pela socialização que é fundamental para todos estes jovens” e que os balneários e a bancada com 300 lugares, “vão refletir-se no bem-estar diário dos jovens e de quem vai assistir” aos jogos.

Estas duas obras, reconheceu Paulo Catalino Ferraz, transitaram do mandato anterior, liderado por o também socialista Rogério Abrantes, e, “para serem inauguradas ainda este ano, o novo executivo fez apenas uns pequenos melhoramentos”.

 

Pode ver também

Câmara de Viseu pede adesão às Águas Douro e Paiva para abastecimento em alta

O presidente da Câmara de Viseu anunciou que já assinou o pedido de pré-candidatura para …

Comente este artigo