Home / Notícias / Carregal do Sal: Assinado protocolo para a criação da Unidade Local de Formação Especializada

Carregal do Sal: Assinado protocolo para a criação da Unidade Local de Formação Especializada

Está oficializada a criação de uma ULF – Unidade Local de Formação especializada, em Carregal do Sal.

A assinatura do Protocolo decorreu hoje, no Salão Nobre Aristides de Sousa Mendes, no edifício dos Paços do Concelho de Carregal do Sal, pelos respetivos intervenientes: Município de Carregal do Sal, Escola Nacional de Bombeiros e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal.

O documento foi assinado perante elementos da Direção das duas Associações Humanitárias de bombeiros voluntários do Concelho – Cabanas de Viriato e Carregal do Sal e pelos respetivos comandantes; pelo Diretor e alguns alunos do Curso Técnico de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e por técnicos do Município ligados ao Serviço Municipal de Proteção Civil.

Paulo Catalino Ferraz, Presidente da Câmara Municipal, saudou todos os presentes e enalteceu o momento de extrema importância que, sublinhou, “traz responsabilidades acrescidas para Carregal do Sal e para a região no que diz respeito à área da Proteção Civil”, assumida desde o princípio como área prioritária em Carregal do Sal.

O Edil afirmou ainda que o protocolo agora firmado “é o primeiro passo para um projeto que se pretende vivo e ambicioso” referindo-se, à criação de um Centro de Apoio Logístico à Proteção Civil, a instalar no antigo quartel dos bombeiros voluntários de Carregal do Sal e que, integrará no rés do chão do edifício, salas para formação e capacitação, bem como espaços para o Serviço Municipal de Proteção Civil, Centro de Coordenação Operacional Municipal e Centro Municipal de Operações de Socorro .

Paulo Catalino Ferraz sublinhou ainda, o importante papel, desde a primeira hora, da Escola Nacional de Bombeiros na disponibilização de formação na área da Proteção Civil que, no caso particular, prevê formação na área dos bombeiros, agradecendo, desde logo, a abertura da Escola Nacional de Bombeiros no acolhimento a esta pretensão.

Eduardo Abrantes, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, congratulou-se com aquele primeiro passo e, desde logo, com os que se lhe seguiriam afirmando “trata-se de um momento de extrema importância para os corpos de bombeiros, resultante de um trabalho de meses que o comandante da corporação de Carregal do Sal, Filipe Lopes, nunca deixou adormecer”. Concluiu com um agradecimento à Escola Nacional de Bombeiros e à Câmara Municipal de Carregal do Sal pela pronta abertura e empenho naquela concretização.

Vitor Reis, Presidente de Direção da Escola Nacional de Bombeiros, reiterou a satisfação pelo compromisso hoje assumido que reflete a política de descentralização da Escola Nacional de Bombeiros.

⅞O responsável vincou a mais valia decorrente do funcionamento da Unidade Local de Formação especializada em Carregal do Sal, que, tendo um foco muito definido, poderá abranger outras áreas técnicas de formação. Vítor Reis lembrou que “a criação desta ULF vem garantir a qualidade da formação ministrada e a particularidade de abranger os cursos Técnico de Proteção Civil (ministrados nas escolas) e bombeiros acrescendo formação de qualidade que poderá aliciar mais jovens para esta área”. Concluiu com um agradecimento aos parceiros deste compromisso.

A assinatura deste importante protocolo seguramente constituirá um passo em frente e seguro na desejada requalificação do edifício da antiga sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, salvaguardando-se a continuidade do mesmo em prol da Proteção Civil Municipal.

 

Pode ver também

Livro de Alberto Almeida recorda “Lamego na Construção de Abril”

O Município de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, …

Comente este artigo