Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Carnaval Castro Daire: Reviver as tradições – “Os compadres e as comadres”

Carnaval Castro Daire: Reviver as tradições – “Os compadres e as comadres”

Com o objetivo de valorizar a quadra carnavalesca e contribuir para a dinamização do Concelho, o Município de Castro Daire, lançou o desafio ao movimento associativo castrense – (Re)Viver as Tradições – “Os Compadres e as Comadres” – Carnaval 2022.

O desafio consistiu na realização de um par de Compadre e Comadre. Esta é uma tradição secular, que incita à união e interação entre as pessoas, sendo assinalada nas quintas feiras, penúltima e última, que antecedem o Carnaval.

Dita a regra que a quinta feira dos “Compadres” é a penúltima e a das “Comadres” é a última antes do Carnaval, havendo contudo locais onde a ordem é inversa.

No concelho de Castro Daire, diz quem se recorda, que na parte a norte do Rio Paiva, primeiro vinham os Compadres e a seguir as Comadres, enquanto que a sul era precisamente o contrário.

Assim, resultado do empenho, experiências vividas e criatividade das nossas associações, que prontamente responderam ao desafio, “os Compadres e as Comadres” estarão expostos no Jardim Municipal até ao dia 1 de março.

 

Pode ver também

Mangualde: Caminhos do Bom Sucesso no domingo

A segunda rota promovida no mês de maio, os “Caminhos do Bom Sucesso”, em São …

Comente este artigo