Projeto-piloto no concelho resulta de um protocolo de cooperação entre o Município de Viseu e a Guarda Nacional Republicana
No concelho de Viseu, foram 10 os dispositivos eletrónicos de teleassistência a pessoas vulneráveis que foram entregues pelo Município de Viseu e a Guarda Nacional Republicana, no âmbito de um protocolo de cooperação aprovado em novembro de 2021.
Em Barbeita, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, e a Vereadora da Ação Social, Leonor Barata, em conjunto com a GNR, entregaram simbolicamente um destes dispositivos a uma das pessoas sinalizadas no âmbito deste projeto de intervenção social. Os idosos que beneficiam deste projeto encontram-se enquadrados no programa de apoio ao idoso do Município e programa 65 da GNR, realçou o autarca de Viseu.
O objetivo desta iniciativa é poder assegurar um acompanhamento de proximidade e permanente a pessoas mais vulneráveis do concelho, nomeadamente idosos, previamente sinalizadas, através da disponibilização de um conjunto de dispositivos eletrónicos que lhes permita um contacto imediato e eficaz com as Autoridades que, desta forma, poderá ativar meios e mecanismos de resposta de auxílio e socorro mais rapidamente.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, “infelizmente, a desertificação do interior do país é uma realidade e Viseu não é exceção. A Câmara vai garantir a entrega destes dispositivos a quem deles mais precisa.
Olga Marques, foi uma das idosas do concelho de Viseu que recebeu um dos dispositivos no âmbito do projeto de intervenção social. A idosa de 79 anos sente-se agora mais segura.
Projeto-piloto de teleassistência resulta de um protocolo de cooperação entre o Município de Viseu e a Guarda Nacional Republicana
Quando for acionado o “botão SOS”, a GNR prestará ajuda aos idosos através de uma equipa da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário.
Comente este artigo