Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Viseu vai reaproveitar água de estação de tratamento

Câmara de Viseu vai reaproveitar água de estação de tratamento

A Câmara de Viseu vai candidatar a fundos comunitários um projeto com o objetivo de reaproveitar a água de uma estação de tratamento para a indústria, agricultura, prevenção de incêndios, regas e limpezas.

O projeto visa aproveitar 14 mil metros cúbicos de água, da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) Viseu Sul”, salientou Almeida Henriques.

O autarca lembrou que quando, há dois anos, se verificou o problema de seca, a água foi tratada e transportada em camiões cisterna para as indústrias de Nelas e de Mangualde.

Com base na experiência de 2017 a autarquia de Viseu está a elaborar uma candidatura, que pode chegar a seis milhões de euros.

Segundo Almeida Henriques, além de poder ser aproveitada para abastecer o setor industrial, a água da ETAR após tratamento pode ser utilizada também na agricultura e prevenção da floresta.

A água será também bombeada para montante, “criando um espelho de água junto à Quinta da Cruz para reforçar o espelho de água do Rio Pavia.

Segundo Almeida Henriques o objetivo passa por aproveitar o Rio Pavia para um depósito de água para rega aproveitando as águas pluviais ou de captações autónomas.

 

Pode ver também

Museu do Quartzo, em Viseu, expõe histórias e testemunhos sobre a exploração mineira em Santa Luzia

“Do bronze ao aço” inaugura este domingo, dia 25. Exposição propõe uma viagem no tempo …

Comente este artigo