Em 2018, o Município de Viseu e a Escola Superior de Educação de Viseu voltam a unir esforços na organização da 3ª edição do Congresso de Envelhecimento Ativo: Exercício Físico e Saúde. A iniciativa, associada ao programa municipal Atividade Sénior, realiza-se esta semana, entre os dias 8 e 10 de março, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
O Congresso de Envelhecimento Ativo é já um evento de referência nacional, ao reunir diversos especialistas e convidados de vários pontos do país no debate, reflexão e partilha de conhecimentos, estratégias e boas práticas na temática do envelhecimento ativo e da promoção de estilos de vida saudáveis, ativos e de qualidade.
Em 2018, são já 22 os oradores convidados com presença confirmada. No primeiro dia, os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha e Vila Nova de Famalicão fazem-se representar, ao lado do Município de Viseu, num momento de mesa redonda, dedicado às boas práticas em programas de envelhecimento ativo. Já o segundo dia, conta com intervenções multidisciplinares, numa abordagem à relação do envelhecimento ativo e o conceito de felicidade.
A abordagem teórico-prática está reservada para o último dia do Congresso, com a realização de oito workshops, cuja temática é “Metodologia de Intervenção na População Sénior”, no Pavilhão do IPV. O exercício físico adaptado à mobilidade reduzida ou a patologias como a diabetes tipo 2 ou as doenças cardiovasculares dão o mote a alguns destes momentos.
As inscrições para os dias 8 e 9 são gratuitas. Já para o dia 10, dos workshops, têm um custo de 25 euros, no total, ou de 10 euros, isoladamente, e são limitadas a 25 participantes, por workshop. Os estudantes beneficiam de um desconto de 50%.
Comente este artigo