Home / Notícias / Câmara de Viseu lamenta “obras de remendos” no antigo IP5
Fernando Ruas presidente da CM de Viseu

Câmara de Viseu lamenta “obras de remendos” no antigo IP5

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, lamentou que a Infraestruturas de Portugal (IP) vá fazer “obras de remendos” e não “obras estruturais” no antigo Itinerário Principal (IP) 5, a partir de segunda-feira.

Durante a reunião pública da Câmara de Viseu, Fernando Ruas disse ter recebido um ofício da IP a avisar dos condicionamentos de tráfego necessários para os trabalhos de reparação do pavimento no ex-IP5, que serão feitos de forma faseada, de segunda-feira até 20 de novembro, entre os quilómetros 74 e 90.

“O planeamento está bem feito, fazem (os trabalhos) por troços e indicam alternativas. O tipo de obra é que, na nossa perspetiva, é remendar, não é estrutural”, afirmou aos jornalistas o autarca social-democrata, no final da reunião.

Na sua opinião, a IP deveria asfaltar o ex-IP5 “de uma ponta à outra”.

Fernando Ruas lembrou que aquele troço do ex-IP5, que “esteve para ser municipalizado”, é o que tem mais movimento, sobretudo de carros pesados, que assim fazem um percurso mais curto e sem portagens.

“Um camião vai utilizar sempre aquele espaço, enquanto aquilo for estrada nacional. Se fosse estrada municipal, a Câmara poderia limitar a velocidade, poderia urbanizar mais”, explicou o autarca, acrescentando que “os condicionamentos para um IP não são os mesmos do que para uma estrada municipal”.

Na terça-feira, uma colisão entre dois veículos ligeiros provocou um morto e um ferido grave naquele troço do ex-IP5.

“Quando chegámos ao local deparámo-nos com uma colisão frontal. Foi um acidente com grande violência e do qual resulta um ferido grave, um masculino de 45 anos, e lamentamos a morte de um indivíduo de 32 anos”, afirmou à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Sapadores de Viseu, Rui Nogueira.

No entender de Fernando Ruas, se aquela zona da estrada “tivesse um separador central, seguramente não batiam de frente”.

 

Pode ver também

II Passeio TT “Terras do Demo” saiu para a estrada com 85 jipes

Foram 30 quilómetros cheios de adrenalina pura. O II Passeio TT “Terras do Demo” realizou-se …

Comente este artigo