Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Viseu financia requalificação de moinho e oficina de ferreiro

Câmara de Viseu financia requalificação de moinho e oficina de ferreiro

A Câmara de Viseu vai financiar a requalificação de um moinho em Vildemoinhos e de uma oficina de um ferreiro em Paraduça com o objetivo de evitar o seu desaparecimento, anunciou hoje o presidente da autarquia.

Segundo Almeida Henriques, na reunião de Câmara de hoje foi dada “luz verde” a 12 projetos de revitalização da cultura tradicional e popular que se candidataram à linha Revitalizar (do programa Viseu Cultura) e que contarão com um apoio municipal de cem mil euros.

Esta linha “está vocacionada para o estímulo a intervenções de revitalização e rejuvenescimento do património etnográfico material e imaterial de Viseu e das tradições de folclore do concelho”, devendo os projetos visados ser executados durante este ano.

O autarca explicou que, entre os projetos aprovados, estão “a requalificação de um moinho tradicional em Vildemoinhos e de uma oficina de um ferreiro tradicional em Paraduça, em risco de desaparecimento”.

Da mesma lista fazem parte “dois projetos educativos relativos ao ciclo artesanal do milho em Fragosela e à broa de Vildemoinhos e um outro relativo ao ensino do folclore da Beira Alta nas escolas”, acrescentou.

O reequipamento do Rancho Folclórico Caçador, a dinamização do Museu Etnográfico de Silgueiros, os cortejos das Cavalhadas de Vildemoinhos e das Cavalhadas de Teivas irão também contar com financiamento municipal.

Almeida Henriques anunciou também que, no âmbito de um despacho do Governo, alinhado com as orientações da Direção-geral de Saúde, a autarquia está a implementar medidas que integram o plano de contingência no âmbito da prevenção e controle de infeção pelo Covid-19.

“O município suspendeu, com efeitos imediatos, o registo de ponto biométrico, tendo optado por outras soluções de registo de ponto”, entre outras medidas, explicou.

 

Pode ver também

Orçamento da Câmara de São Pedro do Sul para 2021 reforça área social

O orçamento do município de São Pedro do Sul para 2021 é de 33,5 milhões …

Comente este artigo