Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Viseu deu parecer favorável a central fotovoltaica de 150 ME

Câmara de Viseu deu parecer favorável a central fotovoltaica de 150 ME

A Câmara de Viseu deu parecer favorável à instalação de uma central fotovoltaica que representa um investimento de 150 milhões de euros e é considerada um projeto estruturante para o concelho, disse o presidente do município, Almeida Henriques.

Segundo Almeida Henriques, a Central Fotovoltaica de Lupina beneficiará sobretudo as freguesias de Lordosa e de Barreiro e Cepões, onde serão investidas “todas as contrapartidas pagas anualmente”.

“Consideramos que este é um projeto estruturante, extremamente importante, que contribuirá para a descarbonização e para a produção de energia limpa”, afirmou o autarca aos jornalistas, acrescentando que o projeto terá também benefícios ao nível da prevenção de incêndios florestais nos terrenos junto ao aeródromo.

A autarquia tem acompanhado desde o início este projeto, que se encontra em fase de avaliação de impacto ambiental, fazendo a articulação com os responsáveis pelos baldios e com as duas juntas de freguesia mais diretamente envolvidas.

“Este projeto é muito importante para o concelho de Viseu e para a região. Estamos a falar de 600 empregos diretos criados na fase de execução do projeto e num reforço da capacidade de produção de energias limpas”, frisou.

Dada a importância do projeto e atendendo a que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) “parece ser contra a instalação desta central em Viseu”, Almeida Henriques enviou “um ’email’ de preocupação” ao Governo.

“Mandei um ’email’ quer ao ministro da Economia, quer ao ministro do Ambiente, solicitando que façam um acompanhamento muito próximo”, contou o autarca, fazendo votos para que “não haja qualquer tentativa de eventualmente meter outros fatores que não os técnicos na avaliação”.

Almeida Henriques explicou que a central terá uma potência de 220 megawatts, “poderá evitar 412 mil toneladas de CO2 por ano e ficará ligada à subestação da REN de Bodiosa”.

 

Pode ver também

André Claro e Vítor Bruno confirmados como reforços no Académico de Viseu

A SAD do clube beirão confirmou o acordo com os dois ex-futebolistas do Vilafranquense, que …

Comente este artigo