A câmara de Viseu aprovou a assinatura de protocolos com quatro entidades vencedoras do Orçamento Participativo 2017, no valor de 95 mil, três na área da Saúde e um na área Social.
O Município atribui 25 mil euros aos projetos “OLHAR+ para quem cuida”, “Pequenos Grandes Sorrisos” e “Combate Socioeducativo ao Isolamento da pessoa idosa & Contra a solidão sénior”, e 20 mil euros ao projeto “Qualidade de Vida até ao Final”.
O projeto “OLHAR+ para quem cuida”, da Escola Superior de Saúde, visa o apoio formativo e informativo aos cuidadores de pessoas em que a situação de saúde as torna dependentes.
Já a ideia “Pequenos Grandes Sorrisos”, do Centro Regional de Viseu da Universidade Católica Portuguesa, propõe uma intervenção vocacionada para a promoção da saúde oral, que visa o tratamento dentário e a formação de crianças e jovens carenciados.
Ainda na área da Saúde, o projeto “Qualidade de Vida até ao Final”, promovido pelo Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, tem por objetivo a prestação de apoio a doentes em situação terminal.
Na área Social, o projeto da Escola Superior de Educação de Viseu e a Universidade Católica Portuguesa, intitulado e “Combate Socioeducativo ao Isolamento da pessoa idosa & Contra a solidão sénior”, tem como objetivo a promoção da inclusão social das pessoas seniores que se encontrem sozinhas no concelho de Viseu.
Este que foi o 1º Orçamento Participativo Jovem Escolar de Viseu teve 12 ideias vencedoras, entre 62 em competição, e 8313 votos.
No total, o Município de Viseu vai financiar estes projetos com 254 mil euros.
Comente este artigo