A Câmara de Viseu celebrou contratos de apoio a 21 projetos de revitalização e desenvolvimento da cultura popular e tradicional, no valor total de 190 mil euros.
Segundo o vereador da Cultura, Jorge Sobrado, os apoios dados no âmbito da linha Revitalizar, uma das quatro do programa municipal Viseu Cultura.
“A linha Revitalizar do programa Viseu Cultura restitui a dignidade à cultura popular e ao folclore na política dos apoios municipais. Já não se trata de uma lógica do pequeno subsídio, mas do apoio estruturado e robusto a projetos que visam a revitalização e a valorização da cultura popular e tradicional”, referiu o vereador.
Jorge Sobrado referiu que, entre os 21 projetos, está a recuperação de um lagar de azeite em Torredeita e de um moinho de água em Silgueiros.
“Será dada continuidade aos apoios às escolas de folclore e aos serviços educativos de folclore”, acrescentou o vereador, destacando também o projeto de um itinerário com o ‘chef’ de cozinha Diogo Rocha “pelas grandes tradições gastronómicas do concelho de Viseu”. Tendo também em consideração o ano passado, o contributo do programa municipal Viseu Cultura para a revitalização e fomento do folclore e da cultura tradicional representa um apoio global superior a 370 mil euros distribuídos por 43 projetos.
Comente este artigo