Home / Notícias / Câmara de Viseu apoia formação de músicos de bandas filarmónicas no conservatório

Câmara de Viseu apoia formação de músicos de bandas filarmónicas no conservatório

O presidente da Câmara de Viseu aprovou, um acordo da autarquia com o conservatório de música e as três bandas filarmónicas do concelho para “uma espécie de bolsas” de formação.

”É um protocolo entre a Câmara, o Conservatório Regional de música [Dr. Azeredo Perdigão], a Banda Juvenil de Ribafeita, a Banda Filarmónica de Ribafeita e a Sociedade Filarmónica Boa União Boaldense, que visa a formação de instrumentistas em aulas individuais e em grupo de instrumentos e formação musical”, especificou António Almeida Henriques.

O autarca disse aos jornalistas, após a reunião do executivo, que a ideia surgiu há um ano com as bandas “para que os músicos possam ter formação especializada” e este acordo, cujas aulas já começaram para nove elementos, tem a duração de um ano.

“É uma experiência piloto com uma verba de 13.600 euros. É claramente um investimento na educação artística dos nossos jovens e um estimular de vitalização das nossas bandas radicadas em freguesias de meio rural e um ‘upgrade’ de conhecimento e que alguns possam integrar também a nossa orquestra juvenil”, considerou.

Almeida Henriques explicou que “é uma espécie de bolsas” com a diferença de que “em vez de ser o aluno a receber o dinheiro, é o conservatório de música, num acordo que tem direitos e deveres” para os envolvidos.

Na reunião do executivo de hoje foi também aprovado, com os votos contra dos vereadores da oposição (PS), a linha “Programar” do programa autárquico Viseu Cultura que afeta “16 projetos, sete candidaturas inéditas e 11 novas edições de projetos já financiados, para execução em 2021, num montante global de financiamento de 450 mil euros”.

Há duas semanas, a Câmara já tinha aprovado a linha “Animar”, ficando, assim, 75% dos 800.000 euros do programa Viseu Cultura comprometidos. Os restantes 200.000, destinados às linhas “Criar” e “Revitalizar”, deverão ser aprovadas antes de março de 2021.

O executivo aprovou, igualmente, um protocolo com a Associação de Comerciantes de Viseu para a realização de ”um sorteio de 205 ‘vouchers’, de 15 euros cada, no primeiro trimestre do ano entre os consumidores do comércio de proximidade”.

“Já estão a ser utilizados os 1.000 ‘vouchers’ de 25 euros dos nossos colaboradores da autarquia e agora já estão aprovados 500 ‘vouchers’ de 10 euros para atribuir aos alunos de mérito para serem utilizados no comércio de proximidade”, adiantou.

No total, contabilizou o autarca, é “um apoio muito substancial” de “cerca de 33.000 euros, que são canalizados para o comércio e que visam a dinamização neste momento difícil” e que, no seu entender, “terão, certamente, efeito multiplicador, porque as pessoas acabam por comprar mais”.

A Câmara também decidiu estabelecer um protocolo com a Universidade Católica de Viseu, através da Faculdade de Medicina Dentária, para desenvolver um projeto que foi vencedor do orçamento participativo, o “Sorrisos Especiais”.

“É um projeto de 10.000 euros direcionado para pessoas portadoras de deficiência que terão acesso a consultas de saúde oral e de diferente tipologia ao longo do próximo ano e que deverá abranger cerca de 200 pessoas”, referiu António Almeida Henriques.

 

Pode ver também

Em Penalva do Castelo bebé faleceu em creche da Santa Casa da Misericórdia 

Esta segunda-feira, 15 de abril, uma menina de três meses faleceu em Penalva do Castelo, …

Comente este artigo