A Câmara de Viseu aprovou os novos critérios no Programa de Apoio ao Desporto e Atividade Física (PADAF), um instrumento de apoio direto aos clubes e associações desportivas do concelho, para o qual o Município destina mais de 1,1 milhões de euros por ano.
A grande novidade é a introdução de uma nova medida de apoio para a contratação de recursos humanos especializados na área da gestão desportiva. O objetivo é permitir que os clubes profissionalizem as suas estruturas de gestão, garantindo um maior crescimento e estabilidade e se apresentem com uma melhor organização e estratégia aos seus sócios e à comunidade em geral.
O progarma passa também a excluir o apoio às IPSS para aquisição de viaturas, de forma a evitar que um programa de dinamização da prática desportiva, sirva para suprir outro tipo de carências destas instituições.
Por outro lado, passam a ser valorizadas as candidaturas com forte preocupação ambiental e que promovam a preservação da natureza, especialmente na área dos Eventos.
O programa mantém as linhas orientadoras de promoção da Atividade Física, incentivando a criação de novos projetos, dirigidos à população não abrangida pelo Desporto Federado, mas também aos segmentos com menor oferta, nomeadamente no que respeita ao género feminino e às freguesias de baixa densidade.
Comente este artigo