Home / Notícias / Câmara de Viseu: 50 mil euros do orçamento participativo destinado aos jovens

Câmara de Viseu: 50 mil euros do orçamento participativo destinado aos jovens

50 mil euros do orçamento participativo tem como destino os jovens, esta é a principal conclusão da reunião do Conselho Municipal da Juventude que reuniu esta semana.

Na sessão de abertura o Presidente da Câmara salientou a estratégia do Município na atração de empresas tecnológicas que se estão a instalar em Viseu e, com elas, trazem oportunidades aos jovens.

A Critical Software já anunciou a abertura de um Centro de Engenharia na cidade jardim. A tecnológica ficará na Vissaium XXI, assim como a recém-anunciada Altice Labs, juntando-se à Biz Direct, à IBM, e ainda este ano à Compta.

O Orçamento Participativo onde 50 mil euros, da totalidade dos 350 mil euros, são dedicados aos jovens, o autarca Almeida Henriques, referiu que esta “é uma forma de ir estimulando a intervenção cívica dos jovens na vida do Município.”

Durante toda a reunião, que contou com representantes de diferentes organizações juvenis, presidentes das associações de estudantes, das juventudes partidárias e membros da Assembleia Municipal, o Município mostrou a disponibilidade e a proximidade. Almeida Henriques fez notar a vontade de querer manter este grupo a trabalhar em rede para que Viseu continue a ser “uma cidade de jovens”.

A Vereadora com o pelouro da Juventude, Cristina Brasete abriu o pano às atividades que os jovens têm à disposição durante o ano, salientando Viseu como Capital Jovem da Segurança Rodoviária, num projeto dinamizado pela Fórum Estudante, que envolve parceiros como o Ministério da Ciência e Tecnologia, Direção Geral de Educação, Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária, ACP, entre outros.

Abriu ainda a agenda do mês, marcando o 10 de março com conferência “Começar Hoje”, que tem como foco a capacitação dos jovens na área do emprego e empreendedorismo. Lembra que hoje é mais importante que nunca que os jovens estejam em alerta para os novos movimentos de empreendedorismo e ação.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo