Home / Notícias / Câmara de Tondela financia compra de edifício para a Junta de Santiago de Besteiros

Câmara de Tondela financia compra de edifício para a Junta de Santiago de Besteiros

A Câmara de Tondela comparticipou a compra de um edifício para a Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros. A Casa do Juiz, como é conhecida, foi adquirida à Santa Casa da Misericórdia de Tondela pelo valor de 70 mil euros, um montante pago na íntegra pelo Município.

O protoloco com vista à aquisição do imóvel foi este domingo (2 de abril) à tarde tornado público, numa cerimónia realizada em Santiago de Besteiros, que ficou marcada ainda pela inauguração do Espaço do Cidadão da Freguesia.

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, explicou que a compra do edifício tinha sido aprovada por unanimidade pelo executivo municipal, tendo a fatura sido paga em duas tranches, nos anos de 2022 e 2023. “Damos aqui prova deste compromisso estabelecido”, referiu. “Salvaguardamos deste modo aquilo que é um bem público importante para a freguesia e para o concelho. É importante porque traz um conjunto de memórias que é preciso salvaguardar”, acrescentou.

A Junta de Santiago vai agora estudar que uso será dado ao imóvel, que fica localizado junto à sede da freguesia. A presidente da Câmara disse que o espaço precisa de uma intervenção de fundo, sendo necessário financiamento para executar essas obras.

No salão nobre da Junta, Carla Antunes Borges recordou ainda o investimento camarário na freguesia de Santiago de Besteiros, em particular na Zona Industrial do Lajedo, que está a sofrer obras de ampliação. A terceira fase desta empreitada foi agora lançada a concurso público, num investimento de cerca de 1,7 milhões de euros.

Carla Antunes Borges presidiu ainda à inauguração do Espaço do Cidadão de Santiago de Besteiros, a segunda valência do género a ser criada no concelho, e que funciona no edifício da Junta de Freguesia.
A autarca destacou a importância deste tipo de “resposta de proximidade” que vem dar “melhores serviços ao cidadão” e permitir que estes resolvam “muitos dos seus assuntos pendentes no seu dia a dia”. “Por isso também queremos e vamos levar a cabo durante este ano a constru-ção da Loja do Cidadão em Tondela, congregando naquele edifício um conjunto de respostas importantes para os cidadãos. São respostas tipificadas pela Agência de Modernização Administrativa e que são respostas muito importantes”, defendeu.

O novo Espaço do Cidadão de Santiago de Besteiros funciona de segunda a sexta-feira, entre as 15h00 e as 19h00.

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo