Home / Notícias / Câmara de Tondela avança com novos investimento em Estações de tratamento de águas residuais

Câmara de Tondela avança com novos investimento em Estações de tratamento de águas residuais

O Município de Tondela, integrado na Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais (AINTAR), vai beneficiar de mais de 5 milhões de euros para as duas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) no concelho.

Neste âmbito, foi lançado um concurso público internacional para a requalificação da ETAR Sul, que abrange as localidades de Tondela e Molelos.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, esta ETAR “começa a evidenciar o desgaste e tem de ser reabilitada, inserindo-lhe novas dimensões de tratamento”, realçou o autarca

Também a ETAR que serve a Zona Norte do concelho vai a concurso, com o objetivo de duplicar a sua capacidade, ficando apta para servir uma população equivalente a 11 mil pessoas. Este sistema fará a condução e tratamento de águas residuais das freguesias de Parada de Gonta, Sabugosa e Canas de Santa Maria, prevendo a desativação das ETAR na Freguesia de Lobão da Beira, que estão desatualizadas.

De acordo com o autarca, esta obra “irá permitir que toda a bacia norte do concelho tenha um tratamento num único espaço, ganhando eficiência, escala, melhor gestão e otimização com melhor tecnologia de serviço”.

Do valor total do investimento, 5 milhões de euros, o Município de Tondela vai comparticipar a componente nacional, assegurada com uma rúbrica de 2 milhões de euros inserida no orçamento para este ano.

José António Jesus considera que “são dois importantes investimentos que estão a ser trabalhados, a par de outros projetos, que já estão em curso”. Destaca-se o desenvolvimento do estudo de um sistema na Corveira, União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, que irá fechar a rede abrangendo as localidades de Cortiçada, Múceres, Corveira e Barreiro de Besteiros.

A par deste, está também a ser planificado um projeto de requalificação e expansão da rede de águas para as povoações de Vila de Rei, na Freguesia de Castelões, e Janardo, na Freguesia de Guardão.

Na vila de São João do Monte está também a ser equacionado um estudo para a execução de rede de drenagem e colocação de uma ETAR com capacidade para o tratamento das águas residuais em situações de limpeza de fossas.

 

Pode ver também

Regresso do mau tempo com queda de neve

Depois do calor “primaveril” associado às “poeiras” vindas do norte de África e atendendo às …

Comente este artigo