Home / Notícias / Câmara de Tondela atribui benefícios sociais aos Bombeiros

Câmara de Tondela atribui benefícios sociais aos Bombeiros

Os elementos das duas corporações que operam na área do município interessados em usufruir destas regalias devem dirigir-se individualmente ao Balcão Único da Câmara Municipal, à semelhança do que aconteceu o ano passado, entre os dias 24 de julho e 11 de agosto, para receberem os formulários necessários.

Os bombeiros devem depois entregar essa documentação devidamente preenchida no mesmo espaço, assim como outros elementos solicitados conforme os apoios a que queiram candidatar-se.

O regulamento municipal que concede benefícios sociais aos operacionais do concelho de Tondela foi publicado em 2020, visando reconhecer, proteger e fomentar o voluntariado nas associações humanitárias.

Entre outras vantagens, os voluntários beneficiam de um seguro contra acidentes pessoais. Em matéria de habitação têm direito à isenção nas taxas administrativas municipais pela ligação à rede de abastecimento de água ao domicílio e águas residuais. Também estão isentos do pagamento das taxas pelo licenciamento de operações urbanísticas com vista à construção de habitação própria.

No IMI têm direito a uma redução em 50% na taxa, até ao limite máximo de 150 euros por ano. No caso de habitação arrendada, beneficiam de um apoio ao arrendamento até ao máximo de 150 euros anuais ou têm preferência na atribuição de habitação social do município. Contam ainda com acesso à tarifa social da água, saneamento e resíduos sólidos.

Aos filhos dos bombeiros é atribuído escalão A no âmbito da Ação Social Escolar. Os voluntários recebem também um voucher de 50 euros anuais para a aquisição de materiais escolares, em estabelecimentos comerciais do concelho, destinados aos seus descendentes que se encontrem em idade escolar. Os filhos destes homens e mulheres têm igualmente prioridade nas bolsas de estudo atribuídas pelo município.

Está prevista a atribuição de apoio jurídico e administrativo gratuito ao bombeiro e respetivo agregado familiar, em processos decorrentes de acidente em serviço.

Os bombeiros beneficiam ainda de 50% de desconto no acesso às Piscinas Municipais, Termas Sangemil e nas atividades de carácter desportivo e cultural promovidas pela autarquia.

 

Pode ver também

O município de Sátão iniciou recolha porta a porta de materiais para reciclagem

O município de Sátão iniciou a recolha porta a porta de materiais para reciclagem junto …

Comente este artigo