Home / Notícias / Câmara de Sátão entregou certificados para utilização de desfibrilhadores nas Associações Desportivas

Câmara de Sátão entregou certificados para utilização de desfibrilhadores nas Associações Desportivas

A Câmara de Sátão adquiriu três desfibrilhadores para entregar às Associações Desportivas, um investimento municipal que acendeu os 11 mil euros.

Os locais identificados pela Divisão de Desporto como sendo os prioritários, uma vez que são as que registam mais atividades, são o Pavilhão Desportivo, Estádio da Premoreira e Estádio Montangrão em Ferreira de Aves.

Para a utilização dos desfibrilhadores, que segundo o autarca de Sátão, Alexandre Vaz, pode salvar vidas, foi necessária uma formação específica que abrangeu 15 técnicos que foram formados com o Curso de Suporte Básico de Vida, aos quais, o município entregou ontem os certificados de capacitação de operar com estes equipamentos.

Apesar de lei estabelecer que este equipamento é obrigatório apenas em recintos desportivos com capacidade superior a cinco mil pessoas, o autarca de Sátão Alexandre Vaz, diz que, “este é um investimento importantíssimo na melhoria da qualidade da oferta das instalações desportivas”.

O autarca de Sátão salientou a importância destes equipamentos nas Associações Desportivas em que utilizados em tempo útil, podem salvar uma vida.

Para a diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão, Helena Castro, a aquisição dos desfibrilhadores e a formação dos voluntários para manobrarem os equipamentos “é uma mais valia na poupança de vidas”. A diretora deixou ainda o repto de a formação ser alargada a mais formados com o Curso de Suporte Básico de Vida.

A Câmara de Sátão adquiriu desfibrilhadores para os equipamentos desportivos do concelho, no total foram formados 15 técnicos com o Curso de Suporte Básico de Vida.

Recorde-se que, o desfibrilhador automático externo (DAE) é um equipamento utilizado na paragem cardiorrespiratória (PCR), que tem como função aplicar uma carga elétrica no tórax, com o objetivo de reverter a paragem cardíaca e fazer com que o coração volte a contrair e bombear sangue para o corpo, nomeadamente, para o cérebro e coração.

O DAE pode ser utilizado por não profissionais de saúde e, no processo de aquisição está já prevista a formação de pessoal para o manuseamento de cada um dos equipamentos.

Galeria de fotografias Alive Fm

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo