A Mesa de Manhouce e a Mesa de Covas do Monte vão representar o concelho de São Pedro do Sul na eleição das “7 Maravilhas à Mesa”.
Nesta fase de candidatura, o Município, em parceria com a Cassepedro e Cooperativa 3 Serras, contemplou sete patrimónios nas categorias de Gastronomia, Vinhos e Azeites e Roteiros Turísticos, numa próxima fase serão selecionadas 49 pré-finalistas, 7 de cada região.
Inspirada na etnografia da aldeia de Manhouce, esta mesa inclui a Vitela de Lafões, o vinho da Quinta da Moitinha e a Festa da Vitela, e pretende promover a qualidade deste produto endógeno, assim como divulgar a cultura da freguesia.
A Mesa de Covas do Monte apresenta o Cabrito da Gralheira, o vinho Encostas de Lafões e a Rota do Pobreiro, dando a conhecer o cenário singular da aldeia que vive da pastorícia e que retrata o país rural.
A edição das “7 Maravilhas à Mesa” vai divulgar a identidade de cada território e eleger sete mesas representativas da gastronomia portuguesa, promovendo as regiões de Portugal enquanto destino turístico de referência.
A qualidade dos produtos endógenos e a promoção que este tipo de iniciativas envolve, refere a autarquia, leva o nome de São Pedro do Sul mais longe e dinamiza o turismo local.
Comente este artigo