Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de São João da Pesqueira aprova orçamento para 2023 de quase 17 ME
1280

Câmara de São João da Pesqueira aprova orçamento para 2023 de quase 17 ME

A Câmara de São João da Pesqueira aprovou uma proposta de orçamento para 2023 no valor de 16,7 milhões euros, que tem o turismo como uma das suas principais apostas.

No próximo ano, o executivo quer continuar a “avançar a bom ritmo com projetos, que coloquem o concelho do norte do distrito de Viseu “num patamar de excelência, no que se refere ao seu posicionamento turístico na região do Douro”.

Segundo o presidente da autarquia, Manuel Cordeiro, são exemplos desses projetos a finalização da requalificação da zona ribeirinha das Bateiras, da zona ribeirinha Parque da Ferradosa e da Praça Vinho do Porto, em Ervedosa do Douro.

“A estes investimentos, estão associados  a diversas atividades potenciadoras dessas infraestruturas, destacando-se os eventos promocionais como as feiras turísticas e os eventos realizados em São João da Pesqueira”, como a Vindouro, o São João ou a Festa dos Saberes e Sabores, referiu o autarca.

Encontra-se também em curso “a instalação de equipamento interativo no Welcome Point das Bateiras e no Museu do Vinho, com o objetivo de melhorar a experiência do visitante e aumentar a atratividade” da oferta, e está a ser estudada “a possibilidade de criar um serviço em torno do foral mais antigo de Portugal, com o objetivo de potenciar a visitação do concelho e a satisfação do visitante”.

O Turismo é, assim, uma área que fica com uma das maiores fatias do orçamento (mais de 98º mil euros), depois da Habitação e Serviços Coletivos (1,8 milhões de euros) e dos Transportes e Comunicações (1,2 milhões de euros).

Entre os grandes investimentos previstos para 2023 está o arranque da construção da Loja do Cidadão com uma dotação de 968 mil euros), que, “para além de permitir rentabilizar o edifício da antiga casa dos magistrados, irá agregar, no mesmo local, os serviços do município, da Autoridade Tributária, da Segurança Social e dos Institutos dos Registos e Notariado”, referiu o autarca Manuel Cordeiro.

A requalificação da Estrada Nacional (EN) 222/3 com um financiamento de 878 mil euros), a expansão da zona empresarial (860 mil euros), a requalificação do Polo de Atratividade Turística no Douro Vinhateiro da Ferradosa (760 mil euros) e a requalificação de espaços públicos, rubrica em que se inclui a Praça Vinho do Porto em Ervedosa do Douro (550 mil euros), são outros dos grandes investimentos previstos para São João da Pesqueira.

O orçamento para 2023 representa um aumento de 735 mil euros comparativamente ao deste ano, apesar das consequências da pandemia de covid-19 e da invasão da Ucrânia pela Rússia.

O autarca frisou que, “não obstante o aumento da despesa corrente devido à pressão inflacionista, o valor do investimento será idêntico ao do ano transato e o nível de endividamento esperado será muito inferior ao registado no final de 2017, aquando da tomada de posse deste executivo”.

 

Pode ver também

Empresa de Oliveira de Frades assina contrato de 68 ME para viadutos ferroviários no Reino Unido

A Martifer UK, com sede no concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, assinou …

Comente este artigo