Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Moimenta da Beira baixa impostos municipais em 2021

Câmara de Moimenta da Beira baixa impostos municipais em 2021

“É uma descida histórica de alguns impostos municipais, que vai aliviar muito os bolsos dos munícipes em 2021, afirmou o autarca de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira”.

Mas a medida só avançou “porque a situação financeira da Câmara é boa e robusta, e permite que a baixa de impostos retire aos cofres da autarquia receitas superiores a 300 mil euros por ano, além de cumprir integralmente a lei em vigor”, justificou.

Só com o IMI, que baixa de forma drástica de 0,375 para 0,30 (a taxa mínima legal permitida), a Câmara Municipal de Moimenta da Beira deixa de receber cerca de 300 mil euros.

“O IMI é uma receita muito importante para o Município de Moimenta da Beira, todavia, confrontado com as dificuldades da pandemia, com consequências no rendimento das famílias e das empresas, este foi o momento adequado para tomar esta decisão”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira.

O autarca sustenta que “o município tem vindo a preparar-se ao longo dos anos para ter uma boa situação financeira que permitisse que, quando se justificasse, pudesse ter condições para suportar esta opção. E avançamos”. A este propósito, José Eduardo Ferreira estima que o passivo da Câmara Municipal seja no final deste ano de 2020 inferior a 4 milhões de euros, valor em que ninguém acreditaria quando tomou posse, em finais de 2009.

O IRS é outro dos impostos que baixa, e baixa 10%. Em vez da atual participação de 5%, vai ficar em 4,5%. O Presidente da Câmara refere que apesar de se tratar de um valor “residual para as pessoas e para a Autarquia, que deixa de arrecadar uma receita no valor de 20 mil euros”, a baixa do IRS tem a ver também “com o momento difícil que estamos a viver e justifica-se ainda como um sinal de solidariedade às pessoas”.

Estas medidas, decididas pela Câmara Municipal, sob proposta do seu Presidente, serão agora submetidas à apreciação e aprovação da Assembleia Municipal, tendo a Câmara uma grande confiança na sua ratificação.

 

Pode ver também

Covid-19: Câmara de Carregal do Sal ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

A Câmara de Carregal do Sal, no distrito de Viseu, ativou o Plano Municipal de …

Comente este artigo