Home / Notícias / Câmara de Lamego regenera espaço público para promover inclusão social

Câmara de Lamego regenera espaço público para promover inclusão social

A Câmara Municipal de Lamego tem em curso a 𝗿𝗲𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗲𝘀𝗽𝗮𝗰̧𝗼 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗼 𝗕𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗡𝗮𝘇𝗲𝘀, com um conjunto de ações de beneficiação urbana que tornará mais segura a circulação pedonal e rodoviária nesta zona. A principal novidade é a construção de uma nova rotunda, com treze metros de diâmetro, no cruzamento da Rua das Amoreiras e da Rua de Nazes com a Rua Dr. Francisco Laranjo (Barronco) que vai pôr fim aos graves constrangimentos existentes.

A regeneração do espaço público do Bairro de Nazes pretende 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗼𝘃𝗲𝗿 𝗮 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗮̃𝗼 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹 dos moradores, tornando-o num espaço mais atrativo e dinâmico para o convívio, convidando à sua utilização e fruição.

Serão eliminadas várias barreiras arquitetónicas e visuais para promover a plena acessibilidade a todos os cidadãos, incluindo os de mobilidade reduzida. Também será promovido o enquadramento paisagístico, garantindo a integração equilibrada do conjunto urbano na paisagem local e requalificada a rede viária envolvente, garantindo, por exemplo, a continuidade da Rua da Amoreiras e o alargamento da Rua Nuno Álvares Pereira.

No final da visita de trabalho para verificar o andamento da obra, na companhia de técnicos da autarquia e da firma “Francisco Pereira Marinho”, o Presidente Francisco Lopes garantiu que esta intervenção “melhorará significativamente as condições de conforto e de segurança rodoviária numa área que apresenta constrangimentos à circulação e leva a comportamentos de risco”. “Esta intervenção de fundo vai beneficiar a imagem urbana e 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗶𝗯𝘂𝗶𝗿 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝗲𝘃𝗼𝗹𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗿𝗲𝗹𝗲𝘃𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗻𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗱𝗿𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗺𝗼𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲 𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝘃𝗶𝗱𝗮 da cidade”, acrescenta.

No valor de 899.039,82 € (+ IVA), a requalificação do espaço público do Bairro de Nazes é concretizada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cofinanciado em 85% pelo FEDER. A obra deve estar concluída até ao final do ano.

 

Pode ver também

Ministro da Educação apela em Lamego à execução de centros tecnológicos

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, reuniu esta segunda-feira, 17 de junho, …

Comente este artigo