Home / Notícias / Bootcamp “Academia sem Fronteiras – Cidades e Comunidades Sustentáveis” aproxima CIM Viseu Dão Lafões, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Viseu

Bootcamp “Academia sem Fronteiras – Cidades e Comunidades Sustentáveis” aproxima CIM Viseu Dão Lafões, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico de Viseu

Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) anunciaram, esta sexta-feira (dia 08 de março),um projeto inovador, em parceria, que resulta de um protocolo de cooperação, que vai proporcionar a 50 alunos do ensino secundário do território uma experiência educativa enriquecedora.

Bootcamp”Academia Sem Fronteiras – Cidades e Comunidades Sustentáveis”vai decorrer em São Pedro do Sul, nos dias 20 e 21 de março. Durante os dois dias, o grupo de jovens terá a oportunidade de conhecer melhor o território, explorar o tema da sustentabilidade e contactar com Instituições de Ensino Superior e respetivas  áreas do saber.

O Bootcamp proporcionará aos participantes a oportunidade de explorar, compreender e interagir com o tema crucial da sustentabilidade, promovendo uma visão abrangente do desenvolvimento sustentável no contexto do território de Viseu Dão Lafões. A importância da preservação do património natural e cultural, essencial para a qualidade de vida em sociedade, e a promoção da aprendizagem colaborativa em ambientes educativos são também objetivos do Bootcamp. 

Assim, no primeiro dia, terá lugar uma mesa-redonda dedicada ao tema “Sustentabilidade e os desafios da sociedade atual e do futuro”, seguida dos workshops “Novas tecnologias aplicadas à Sustentabilidade” e “Como viver uma vida mais sustentável”, sendo concluído com a sessão de preparação da “Assembleia Sem Fronteiras” que decorre após um momento de promoção de Soft Skills.

No segundo dia de trabalhos, terá lugar o workshop “Cidades e Territórios do Futuro”, finalizando com a “Assembleia Sem Fronteiras” e um momento musical.

Ao longo destas jornadas, desenvolvidas com o objetivo de preparar os participantes para os desafios da sociedade e do mercado de trabalho, os jovens vão ser desafiados a colaborar, debater ideias e desenvolver competências essenciais para o seu futuro, além dos conhecimentos técnicos. OBootcamp vai promover também o desenvolvimento desoft skills, uma visita às termas de São Pedro do Sul e momentos culturais.

Esta iniciativa confere um diploma emitido pela UC,no âmbito do projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR Impulso Jovens STEAM, constituindo-se como um Curso Não Conferente de Grau, com 13 horas de duração, contabilizando 0,5 ECTS.

Declarações:

Segundo Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “o Bootcamp ‘Academia Sem Fronteiras – Cidades e Comunidades Sustentáveis’ reforça o compromisso da CIM Viseu Dão Lafões com a educação, a inovação e o desenvolvimento sustentável na região, características que são cada vez mais associadas a este território. Por isso, aguardamos com grande entusiasmo esta iniciativa, que terá um impacto muito positivo nos nossos alunos. Acreditamos que investir na educação e sensibilizar para a sustentabilidade, desde cedo, é crucial para o desenvolvimento futuro de Viseu Dão Lafões. Agradecemos a todos os envolvidos, que irão tornar esta iniciativa um sucesso”.

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “a exemplo de outros, este é mais um projeto que a CIM Viseu Dão Lafões promove junto dos jovens do seu território. O nosso objetivo passa por disponibilizar novos desafios e experiências aos nossos alunos e com isso alargar os seus horizontes e a sua visão do mundo, tornando-os cidadãos mais completos e capazes de darem resposta conscientes e esclarecidas aos problemas que marcam a atualidade como o desenvolvimento sustentável“.

De acordo com Helena Vala, Vice-Presidente do IPV “este é um bom exemplo de cooperação entre diversas entidades que são sensíveis às necessidades do território e das suas populações, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento sustentável. Esta parceria, no âmbito da qual têm sido desenvolvidas várias academias que promovem o desenvolvimento territorial, procura melhorar a literacia ao nível da poupança de recursos da não poluição e da responsabilidade social e ambiental dos nossos jovens”.

Nas palavras de Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da UC: Para a Universidade de Coimbra é crucial manter um compromisso com o Desenvolvimento Sustentável, sensibilizar para a importância da preservação do património e promover uma aprendizagem de colaboração em que os jovens são desafiados a pensar no futuro. O nosso compromisso com uma cidadania esclarecida e uma educação holística concretiza-se assim plenamente nesta iniciativa. O reconhecimento e retenção de talento é essencial para o desenvolvimento da região e do país e o ensino superior tem a este nível um papel fundamental. É muito gratificante para a UC colaborar com a CIM Viseu Dão Lafões e com o Instituto Politécnico de Viseu para a efetivação desta iniciativa, a primeira de muitas outras“. 

Já para Vítor Figueiredo, Presidente da Câmara de São Pedro do Sul: “Quando nos foi proposta a possibilidade de receber o BOOTCAMP em São Pedro do Sul abrimos as portas na medida em que as questões do desenvolvimento sustentável dizem muito a um concelho que se procura afirmar enquanto destino turístico de excelência“.

Apoio e Reconhecimento

O Bootcamp conta com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Projeto Living the Future Academy, e confere a todos os participantes um diploma emitido pela Universidade de Coimbra. 

A CIM Viseu Dão Lafões, a UC e o IPV esperam que esta iniciativa seja um contributo muito positivo para promover a educação, a inovação e o desenvolvimento sustentável na região.

 

Pode ver também

Homem de 74 anos morre em acidente com trator

Na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, o acidente com um trator provocou a morte …

Comente este artigo