Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Bloco de Esquerda de Viseu alerta para os perigos ambientais com a exploração de lítio na região

Bloco de Esquerda de Viseu alerta para os perigos ambientais com a exploração de lítio na região

Núcleo Concelhio de Carregal do Sal do Bloco de Esquerda vai realizar este sábado, dia 4 de Maio, na Junta de Freguesia de Beijós, concelho de Carregal do Sal, uma sessão de esclarecimento sobre a intenção de prospeção e pesquisa de depósitos de minerais, com o lítio, e eventual extração futura.

A autorização foi publicada em Diário da República, de 4 de abril, e abrange uma área significativa da freguesia de Beijós.

Em comunicado, a freguesia salienta os impactos negativos ambientais, flora, floresta e em particular a exploração agrícola.

A prospeção de depósitos minerais, segundo o comunicado da freguesia de Beijós, põe também em causa os lençóis freáticos que representa para o concelho de Carregal do Sal, um depósito natural a preservar, que com a prospeção mineral, segundo o comunicado da freguesia de Beijós põem em causa a qualidade da água dos lençóis freáticos.

Núcleo Concelhio de Carregal do Sal do Bloco de Esquerda, diz estar preocupado, após os incêndios de 2017, a extração de minerais na região vão aumentar ainda mais os problemas ambientais, refere o Bloquista Diego Garcia.

A região de Carregal do Sal é rica em minério, a confirmar está o interesse da única empresa de prospeção, após conhecimento do relatório que aponta para 22 locais, como por exemplo de lítio, 18 foram feitos pela mesma empresa, salienta Diego Garcia, do Bloco de Esquerda de Viseu.

Com a crescente procura do lítio para a o fabrico de carros elétricos, surge agora a problemática da procura de alternativas aos combustíveis fosseis, no entanto o Bloco de Esquerda defende a utilização dos transportes públicos para minimizar os efeitos colaterais da prospeção do lítio.

Com a maioria do território da região centro queimada pelos incêndios de outubro de 2017, os proprietários dos terrenos vêm agora uma oportunidade de rentabilizarem os terrenos com baixo valor comercial, salienta Diego Garcia.

O Bloco de Esquerda de Viseu, apoia a atitude da junta de freguesia de Beijós, que em comunicado já se veio manifestar contra a prospeção de minerais, para informar a população de Carregal do Sal, para os perigos que estão associados à exploração, os Bloquistas vão promover este sábado, dia 4 de maio, uma sessão de esclarecimento junto da população.

Os perigos para o ambiente com a eventual prospeção de lítio no concelho de Carregal do Sal, o Bloco de Esquerda promove uma sessão pública no próximo sábado, após a freguesia de Beijós se ter pronunciado contra à decisão publicada em Diário da República para que sejam feitos trabalhos de prospeção e pesquisa de minerais na região.

 

Pode ver também

Clube Desportivo de Tondela “suspendeu os treinos desde o primeiro caso positivo” na formação de futebol.

Os escalões de futebol sub-17 e sub-19 do Tondela têm 22 jogadores com testes positivos …

Comente este artigo