A mata do Fontelo está a ser alvo de trabalhos de desmatamento, que decorrem numa parte privada da mata, e o Bloco de Esquerda (BE) acusa a Câmara Municipal de Viseu de não querer proteger o espaço.
Em declarações à Alive Fm, Carolina Gomes, membro da Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda, explica que o BE mostra-se a favor da inclusão da parte privada na gestão de toda a mata do Fontelo, de forma a preservar as espécies que ali habitam.
A mata do Fontelo é conhecida pela sua variedade de espécies tanto a nível da fauna como da flora, entre as quais o BE destaca o escaravelho “vaca-loura”, o maior escaravelho da Europa, espécie classificada como “quase ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
O BE exige intervenção municipal para interrupção dos trabalhos, e pede uma alteração do Plano Diretor Municipal (PDM), que prevê construção dentro de espaços naturais, esclarece Carolina Gomes, membro da Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda.
O BE pede ainda a classificação do Fontelo como património natural, para que este se torne uma zona protegida.
Comente este artigo