Home / Notícias / “Beata no chão gera poluição” levou dezenas de voluntários às ruas de Viseu

“Beata no chão gera poluição” levou dezenas de voluntários às ruas de Viseu

Ação foi promovida pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões e teve o apoio da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu e da Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21 (AVISPT21).

Um grupo de voluntários dedicou-se a “limpar” algumas das mais emblemáticas ruas do centro histórico de Viseu.

O objetivo da iniciativa “Beata no chão gera poluição”, para além da recolha das beatas, passou por sensibilizar o público em geral para a limpeza das ruas e para a importância da proteção ambiental.

Nesta atividade, dinamizada nas ruas do centro histórico pelo Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, foram distribuídos flyers com informação sobre o impacto das beatas nas ruas e, ainda, cinzeiros portáteis a fumadores, fomentado assim a responsabilidade social da utilização do mesmo, em alternativa a deitarem as beatas no chão.

Cerca de 20 voluntários da ASPEA, da APPACDM de Viseu e da AVISPT21 aderiram de forma entusiasta à iniciativa, que decorreu no Rossio, na Rua do Comércio, no Adro da Sé, na Rua Direita e a Rua Formosa foram pontos de passagem desta iniciativa que recolheu cerca de 3000 beatas, pautando-se a mesma como um enorme sucesso.

De acordo com Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT), “a defesa e preservação do meio ambiente são temas que fazem parte do ADN da CIM Viseu Dão Lafões, estando refletidos em inúmeros projetos. Nesse sentido, a realização deste tipo de atividades, em parceria com outras entidades do território, é fundamental, para o esforço de sensibilização dos cidadãos de Viseu Dão Lafões para que se juntem a nós, ainda que através de pequenos gestos, nesta causa que é de todos”.

Para José Carlos Almeida, responsável do Centro EUROPE DIRECT, “um dos tópicos da Conferência sobre o futuro da Europa é justamente o ambiente e as alterações climáticas e, dessa forma, achamos importante que todos os cidadãos tenham a noção do impacto nefasto que as beatas causam no meio ambiente.

Por outro lado, a igualdade é um dos valores fundamentais da União Europeia, e por isso, é muito importante para o EUROPE DIRECT desenvolver este tipo de atividades em parceria com organizações e associações locais de jovens, fomentando assim a inclusão e a sua participação ativa nos assuntos europeus”.

 

Pode ver também

“PALÁCIO DO GELO FASHION SHOW 2024”

Viseu, 22 de abril de 2024 – O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, celebrou …

Comente este artigo