O Núcleo Concelhio de Carregal do Sal do Bloco de Esquerda denunciou mais caso de poluição no rio Dão junto à Praia Fluvial do Mercudo, em Papízios, junto à Estrada Regional 230.
No local a água apresentava espuma e cheiro a esgoto intenso, realçou à Alive Fm, Diego Garcia do BE.
Diego Garcia salienta que na Praia Fluvial do Mercudo é frequente a pesca lúdica e no verão é frequentada por banhistas não só do concelho de Carregal do Sal mas também dos concelhos limítrofes.
O foco de poluição no rio Dão, na zona de Carregal do Sal, segundo Diego Garcia do BE, pode estar numa ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais).
O BE já denunciou o foco de poluição do rio Dão às entidades competentes, nomeadamente ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) local.
Os Bloquistas já denunciaram também que na Zona Industrial da Gândara em Carregal do Sal algumas empresas não cumprem com os requisitos legais para a rejeição de efluentes, que tem provocado focos de poluição na Ribeira de Dardavaz em Tondela e no rio Pavia na cidade de Viseu.
Estes atentados ambientais põem em causa a saúde pública e a fauna e flora aquáticas e ribeirinhas, refere o BE em Comunicado.
Comente este artigo