Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / BE defende a “justa luta da população de Mangualde pela reabertura do SAP”

BE defende a “justa luta da população de Mangualde pela reabertura do SAP”

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre os motivos para o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Mangualde ter encerrado em março e se vai voltar a abrir.

“Tem o Governo intenções de reabrir o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Mangualde?”, pergunta o deputado Moisés Ferreira, que também quer conhecer os motivos que levaram, ao encerramento daquele serviço, em março, e se o Governo reconhece a sua necessidade, “de forma a não sobrecarregar o Hospital São Teotónio [em Viseu]”, e se “está disposto” a reabri-lo, “dotando-o dos profissionais necessários”.

David Santos do BE de Viseu, diz que as duas horas que foram adicionadas ao horário da semana no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Mangualde não são suficientes para as necessidades dos serviços primários dos utentes.

Num comunicado de imprensa, o BE defende a “justa luta da população de Mangualde pela reabertura do SAP”, que foi encerrado em março de 2020, “com o argumento da pandemia de covid-19”.

A decisão faz com que “os utentes tenham de se deslocar a Viseu, colocando em causa uma resposta imediata e célere à atividade normal, para além da resposta à covid-19”, refere David Santos do BE.

“É ainda de salientar que este encerramento foi mais um golpe numa região já afetada pelo desaparecimento de serviço públicos e, com a falta de resposta nesta unidade, inevitavelmente assistimos a uma maior sobrecarrega do Hospital São Teotónio”, afirma o BE.

Um dos argumentos para o encerramento do SAP, para além da pandemia, foi a idade dos médicos, o que, no entender do partido, “a ser verdade, é um argumento que dá razão àquilo que o Bloco de Esquerda tem defendido, nomeadamente o reforço da contratação de médicos” para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O BE diz ainda que o atendimento telefónico é deficiente e pede a contratação de mais administrativos para o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Mangualde.

O BE de Viseu defende que o SNS esteja bem equipado, com serviços bem distribuídos pelo território e com maior capacidade de resposta às populações. Para isso, na região de Viseu, o Governo deve reabrir o SAP de mangualde, dotando-o dos equipamentos e dos profissionais necessários ao seu normal funcionamento.

 

Pode ver também

Carros Da Candidata CDU – V.N.Paiva Foram Vandalizados

Na madrugada de terça-feira, 3 de agosto, os carros de Carolina Schut Brandsema, candidata CDU …

Comente este artigo