Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / BE: Benefícios ou prejuízos, após União das Freguesias de Sobral e Papízios em Carregal do Sal

BE: Benefícios ou prejuízos, após União das Freguesias de Sobral e Papízios em Carregal do Sal

O objectivo das sessões de auscultação é ouvir as populações de Sobral e Papízios relativamente à fusão das freguesias que aconteceu em 2013. Que balanço fazem, se houve benefícios ou prejuízos com esta decisão administrativa do Estado, refere nota do Núcleo Concelhio do Bloco de Esquerda de Carregal do Sal

Segundo o BE, “no tempo do Governo PSD/CDS-PP, foram feitas uma série de fusões de freguesias em que em muitas freguesias não foram ouvidas. Foi tudo feito a régua e esquadro em Lisboa e não o contributo das populações. 

Face ao cenário atual, com anúncios do Governo, da Plataforma Nacional pela Reconversão das Freguesias e pela ANAFRE, o processo de reconversão de freguesias vai ficar resolvido na atual legislatura. O Bloco de Esquerda defende referendos locais onde as populações assim o entenderem.

O Bloco de Esquerda não considera que a organização administrava do país há-de ser igual todo o tempo. O país muda, não pode é mudar é de forma pouco inclusiva e transparente. O que defendemos são referendos locais para saber quais são as fusões de freguesias que têm de ser revertidas e aquelas que querem manter.

Quando uma fusão de freguesias é artificial, a própria ideia do poder local, que é aquele mais próximo das populações fica destruída e a identidade vai-se perdendo. As populações não se sentem próximas com aquela imposição administrativa. 

 

Pode ver também

Câmara de Viseu vai ficar responsável pelo antigo IP5, IP vai pagar 1,4 milhões de euros

A Câmara de Viseu vai ficar responsável por um troço de quase dez quilómetros do …

Comente este artigo